ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redacção

Internacional 20.01.2021 17H32

Joe Biden já é Presidente dos Estados Unidos. "A democracia prevaleceu"

Escrito por Redacção
"Falar de unidade pode parecer tonto por estes dias mas a nossa história sempre foi uma luta entre o ideal americano, de que todos fomos criados iguais, e o racismo e o nativismo". Biden utilizou todas as metáforas possíveis para "união" no seu discurso de tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

É o presidente do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, John Roberts, que dá posse ao novo Presidente, Joe Biden. Foi nomeado em 2005 por George W. Bush.


A cerimónia arrancou com um discurso da senadora do Partido Democrata, Amy Klobuchar, a dar as boas-vindas à Administração de Joe Biden e a Kamala Harris.

“Este é o dia em que o nossa democracia se reconstrói, limpa a poeira e faz aquilo que a América sempre fez, que é seguir em frente”, disse a senadora que, em 2020, concorreu contra Joe Biden e Kamala Harris durante as primárias. De seguida, foi a vez do senador republicano Roy Blunt discursar, falando num “momento e união” e de “um novo começo”.


Kamala Harris jurou lealdade à Constituição dos EUA e é oficialmente vice-presidente do Estados Unidos da América.Harris tomou posse perante a juíza do Supremo Tribunal Sonia Sotomayor, nomeada pelo Presidente Barack Obama em 2009.


"Sem união não há paz”


"Hoje, comemoramos a vitória, não de um candidato, mas de uma causa - a causa da democracia", disse o novo Presidente dos EUA, Joe Biden, no início do seu discurso de tomada de posse.


“Hoje celebramos o triunfo, não de um candidato, mas sim de uma causa – a causa da democracia. A vontade do povo foi ouvida e a vontade de povo prevaleceu. Voltámos a aprender que a democracia é preciosa. Que a democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu”, afirmou o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.


Joe Biden recordou o ataque ao Capitólio do passado dia 6 de Janeiro e defendeu que a “América tem de ser melhor do que isto”. “As forças que nos dividem são profundas e são reais, mas não são novas”, disse o Presidente. “A batalha é perene e a vitória nunca está garantida”, continuou Biden, insistindo na importância da união: “Sem união não há paz.”

Depois, Biden olhou para Kamala Harris e congratulou-se por, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, uma mulher ter chegado à vice-presidência. "Não me digam que as coisas não podem mudar!"


Joe Biden garante que será o “Presidente de todos os americanos”

 

Joe Biden garantiu que vai ser o “Presidente de todos os americanos”. “Prometo-vos, vou lutar com com a mesma força por aqueles que não me apoiaram quanto por aqueles que me apoiaram.”

O Presidente deixou também uma mensagem para os aliados dos Estados Unidos, prometendo uma reaproximação. “Vamos reparar as nossas alianças e envolver-nos novamente com o mundo, não para enfrentar os desafios de ontem, mas sim os desafios do futuro”, afirmou.

“Vamos liderar não apenas pelo exemplo do nosso poder, mas pelo poder do nosso exemplo”, garantiu Biden. 

Deixa-nos uma mensagem