ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 12.11.2019 07H00

JP desafia 'jotas' para debate sobre futuro do Estádio Municipal de Braga

Escrito por Elsa Moura
Francisco Mota, líder da JP, afirma que até aqui ninguém se preocupou com o futuro das novas gerações.
Declarações do presidente da Juventude Popular de Braga à Universitária

false / 0:00

A Juventude Popular de Braga está a desafiar as restantes juventudes partidárias do concelho para um debate sobre o futuro do Estádio Municipal. Em causa os encargos do município com este equipamento municipal, além do valor da renda mensal cobrada ao SCB e o anúncio do referendo local por parte do presidente da autarquia, Ricardo Rio.


Aos microfones da Universitária, Francisco Mota, presidente da JP de Braga, refere que a Juventude Popular "tem sido uma das vozes mais críticas sobre as opções do passado, mas também uma voz preocupada sobre as opções de hoje face ao futuro". Segundo Francisco Mota, a JP já endereçou uma carta ao presidente do SCB e outra ao presidente do município porque está "preocupada com a temática da sustentabilidade e o peso que as opções erradas do passado tiveram no orçamento municipal". "Qualquer bracarense compreende que pagar uma renda de 500 euros por um equipamento daqueles é algo que merece uma profunda reflexão", lembra Francisco Mota. Apesar de reconhecer que a escolha do valor não é responsabilidade do clube, o presidente da JP refere que é necessário perceber que relação se pretende entre o município e o clube que anuncia anualmente lucros de vários milhões de euros.


O presidente da Juventude Popular de Braga convida os jovens em geral a comparecer no debate de ideias e salienta que as novas gerações não podem ser colocadas de parte neste processo. "Se há gente que tem de ser ouvida e pode dar o mote para a grande reflexão municipal que se deve fazer são as juventudes partidárias e é esse desafio que deixamos. Não entreguemos nas mãos dos outros a reflexão sobre as opções que colocam em causa as futuras gerações", sugere.


Francisco Mota apela ainda à presença dos jovens em geral no debate, caso o mesmo venha a realizar-se, até porque no passado "ninguém se preocupou". 

O jovem centrista sugere a realização do debate com os presidentes das juventudes partidárias de Braga entre o final deste ano e o início de 2020, antes do referendo local que o município de Braga pretende levar a cabo sobre a colocação à venda, ou não, do Estádio Municipal de Braga.


A JP desafiou ainda a comunicação social local para o acompanhamento e ajuda na realização desta mesma discussão, caso os restantes presidentes das juventudes partidárias aceitem participar no debate.

Deixa-nos uma mensagem