Autárquicas 2025 19.08.2025 12H03
Juntos por Braga apresenta “lista renovada” com pessoas "que já deram provas de competência"
A coligação apresentou um total de 30 listas próprias e o apoia a outras sete listas independentes.
A coligação Juntos por Braga apresentou, esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Braga, mais de 700 candidatos às eleições autárquicas de 2025. Com um total de 30 listas próprias e o apoio a sete listas independentes, esta força política alcança “direta e indiretamente” a todas as freguesias do concelho.
Encabeçada por João Rodrigues, atual vereador do Planeamento e Ordenamento no executivo camarário, a coligação entregou uma “lista renovada”, composta por “novos nomes” e “por pessoas que já deram provas de competência. Na lista repleta de “particularidades”, como aponta João Rodrigues, o candidato somou o grupo “praticamente paritário” (o número de mulheres atinge os 44,5%), a inclusão de Fernando Alexandre, atual ministro da Educação, Ciência e Inovação, como presidente da Assembleia Municipal, e a total representação em todos os órgãos governativos e freguesias do concelho.
No entanto, a novidade centrou-se na inclusão de duas caras conhecidas do contexto governativo municipal na lista ao próximo executivo camarário. São eles, Altino Bessa, atual vereador do ambiente na Câmara Municipal de Braga, e Hortense Lopes dos Santos, presidente da Assembleia Municipal, em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
O candidato justifica esta escolha com os anos de experiência e o facto de esta ser uma lista “que as pessoas conhecem”. “Conto com a experiência de alguém que já deu muito à cidade e que eu tenho a certeza que ainda tem muito mais para dar nos anos vindouros”, acrescenta.
As medidas “óbvias” a serem tomadas urgentemente caso João Rodrigues vença as eleições autárquicas focam-se, sobretudo, na mobilidade e na habitação acessível. “Em primeiro lugar, a circular rodoviária externa da cidade.” Na opinião do candidato, é “urgente” determinar o prolongamento da Variante do Cávado até à Variante do Fojo, “de forma a que praticamente metade do trânsito que hoje entra na cidade e atravessa, deixe de o fazer.”
A complementar esta medida, sublinha também a gratuitidade dos transportes públicos, ação que o candidato reafirma não se tratar de uma “medida assistencialista”. “Não queremos proibir que as pessoas utilizem o veículo automóvel, queremos mostrar a quem usa o veículo automóvel que pode ser mais vantajoso andar no transporte público”, vinca.
Para além das cara já conhecidas do bracarenses, que ocupam os primeiros lugares, a lista da coligação Juntos por Braga, inclui ainda Rui Marques, Luís Rodrigues, Paula Brito, João Correia, Sofia Travassos Alcaide, Nuno Gouveia, Epifânia Oliveira e Micaela Pereira.