ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves
Liliana Oliveira

Cultura 07.09.2021 15H39

Kodaline, Rag’n’Bone Man e James Bay atuam na estreia do Festival Authentica em Braga

Escrito por Liliana Oliveira
Dino D'Santiago, Mundo Segundo & Sam The Kid, os vimaranenses Paraguaii e os bracarenses Quadra também integram o cartaz do festival que se realiza no Altice Forum Braga, a 10 e 11 de dezembro.
Declarações de Marco Polónio, da Malpevent, e Ricardo Rio, presidente da CMB, sobre a primeira edição do Festival Authentica

false / 0:00

Kodaline, Rag’n’Bone Man, James Bay, os históricos do hip hop De La Soul, bem como os portugueses Dino D'Santiago e Mundo Segundo & Sam The Kid ou os bracarenses Quadra e os vimaranenses Paraguaii são alguns dos nomes que vão passar pelo Festival Authentica, que se realizará no Altice Forum Braga, a 10 e 11 de dezembro.


A promotora Malpevent considerou "Braga o destino certo" para receber "o novo grande festival de música de inverno". Depois de ver a edição de estreia adiada o ano passado, devido à pandemia, a promotora está confiante na realização deste evento em 2021, acreditando que o "Governo é uma instituição de palavra", quando "prometeu que a terceira e última fase do desconfinamento avançasse quando 85% da população portuguesa estivesse vacinada, sendo, nessa altura, levantadas as restrições de lotação de recintos". 

"É um grande evento que pretende colocar Braga na agenda dos melhores e maiores festivais de música do mundo", afirmou o promotor, na conferência de imprensa de apresentação do festival, esta terça-feira.


Em 2021, no total serão 30 espetáculos diferentes, abrangendo vários estilos musicais, desde o pop, à música alternativa, não esquecendo o hip hop e o rock. Por Braga passarão nomes como Zara Larsson, Luísa Souza, Nothing but Thieves, Rels B, ProfJam, La Mala Rodriguez, 1 Kilo, entre outros.



Quatro palcos, quatro áreas e 18 mil festivaleiros por dia


O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, mostrou-se satisfeito por ver "Braga a liderar a retoma da atividade cultural". "O Altice Forum Braga tem todas as condições para ser palco de grandes concertos internacionais. A Malpevent reinventou e aproveitou todas as valências do espaço. Vai ser um grande evento, vai atrair muitos visitantes de fora e vai propiciar aos bracarenses o contacto com bandas de referência, através de um cartaz de luxo", acrescentou. 


O festival pretende atrair na sua edição de estreia 36 mil festivaleiros, sendo a entrada limitada a 18 mil pessoas por dia. Nos 15 mil metros quadrados do Forum estarão quatro palcos: Authentica, onde atuarão três artistas internacionais por dia; Urban, onde poderão ser vistos dois nomes internacionais e dois nacionais; Auditório, espaço dedicado a bandas e artistas em ascensão; e o Dancing Room, dedicado à música eletrónica, com quatro DJ por dia.


Além disso, haverá ainda espaço para quatro áreas distintas: Wellbeing Zone, onde os festivaleiros poderão cortar o cabelo ou fazer tatuagens; Street Food, Fun Zone e uma área surpresa que será divulgada posteriormente.


Os bilhetes diários terão um custo de 45 euros e os passes gerais de dois dias 75 euros, já os bilhetes diários VIP vão custar 80 euros e os passes gerais de dois dias VIP 150 euros. Os bilhetes VIP terão algumas regalias, como uma zona VIP no palco principal e uma entrada específica. As portas abrem às 16h30 e encerram às 3h00.

O Festival Authentica quer afirmar-se como o maior evento da época mais fria do outono/inverno e apresenta um cartaz com vários nomes do panorama musical nacional e internacional. O objetivo é que este seja um festival anual de inverno, realizado sempre em Braga.

Deixa-nos uma mensagem