ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Mais Guimarães
Tiago Barquinha

Regional 29.03.2023 12H01

Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães entra em funcionamento

Escrito por Tiago Barquinha
A valência esteve cinco anos inativa.

O Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, começou, esta quarta-feira, a operar, depois de cinco anos em suspenso. Ao mesmo tempo passam a ser realizados cateterismos cardíacos, de acordo com a informação avançada pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.


Segundo a nota, este tipo de exames é “fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca”. "É utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas da dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio. Quando indicado, é possível proceder à intervenção nestas lesões, através de angioplastia”, explica.


Concluído em 2018, a valência custou cerca de dois milhões de euros, angariados pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, e a justificação da Administração Regional de Saúde do Norte para impedir a abertura do serviço foi a de que Guimarães estava de fora da rede de referenciação para os serviços de hemodinâmica do país.



c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem