ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Pedro Magalhães

Cultura 31.07.2019 16H33

L’Agosto arranca esta quinta-feira e traz TOY, Sensible Soccers e The KVB

Escrito por Pedro Magalhães
L’Agosto acontece entre quinta-feira e sábado (1 e 3) no jardim do Museu Alberto Sampaio, em Guimarães.
José Manuel Gomes, da organização do festival, fala sobre os destaques e revisita as duas primeiras edições

false / 0:00

Arranca esta quinta-feira (dia 1 de Agosto) a 3ª edição do L’Agosto, festival urbano de Guimarães que acontece no jardim do Museu Alberto Sampaio. Até sábado (dia 3), o cartaz apresenta, por dia, três artistas. No primeiro, o palco pertence aos nacionais Scúru Fitchádu, Allen Halloween e Jibóia, numa proposta que oferece hip hop e world music, no segundo, chegam TOY (a banda britânica, não o cantor português), The Psychotic Monks e The KVB, três nomes da música indie, e, no terceiro, os protagonistas são The Field, Sensible Soccers e B Fachada, artistas com sonoridade electrónica.


“Desde a 1ª edição que dividimos os dias por géneros musicais: tentamos ter um cartaz eclético mas ordenado”, explica José Manuel Gomes, membro da Elephant Music, promotora do festival. Desafiado a elencar destaques no cartaz, o responsável aponta para a presença de “TOY - que vêm apresentar álbum novo -, The KVB, e The Field – um dos grandes mestres da música electrónica alternativa”.


O local dos concertos é o jardim do Museu Alberto Sampaio, espaço situado no centro da cidade, o qual José Manuel Gomes ressalva a singularidade. “É um sítio muito diferente, as pessoas esquecem-se que estão na cidade: trata-se de um jardim lindíssimo, que fica entre as muralhas, e remete para o cenário belo, entre castelos; as pessoas têm uma experiência completamente diferente”, explica.


O L’Agosto completa este ano 3 edições. O balanço, garante a organização, “é bom”. “As duas edições anteriores correram bem, cimentaram o nome do festival, e este ano o cartaz está, do nosso ponto de vista, mais forte”. O festival está inserido numa cidade em que a agenda cultural é vasta durante o ano. No entanto, estabelece José Manuel Gomes, o festival ganhou o seu próprio espaço: “quando começámos, achávamos que faltava um festival urbano, de referência; não é grande, ao contrário dos outros festivais de verão, mas é no centro e oferece um cartaz diferente, de maior risco, em comparação ao que já se faz na cidade”.


O festival acontece no mesmo período que as Gualterianas, as festas da cidade. A organização diz que a confluência de datas é propositada e concertada entre o município, visto que o certame se quer “afirmar como a festa alternativa às festas da cidade”.


O festival L’Agosto começa esta quinta-feira e decorre até sábado no jardim do Museu Alberto Sampaio (lotação limitada às mil pessoas por dia). A organização espera receber 3 mil pessoas ao longo dos três dias. Os bilhetes custam 25€ por dia e podem ser adquiridos aqui.


CARTAZ


Quinta-feira (1 Agosto): 

22h30 - Jibóia

23h30 - Allen Halloween

00h30 - Scúru Fitchádu


Sexta-feira (2 Agosto):

22h30 - The KVB

23H30 - The Psychotic Monks

00H30 - TOY


Sábado (3 Agosto):

22h30 - B Fachada

23h30 - Sensible Soccers

00h30 - The Field

Deixa-nos uma mensagem