ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Kevin Lamarque - Reuters 
Redação

Internacional 02.11.2021 14H26

Líderes mundiais prometem travar desflorestação até 2030

Escrito por Redação
Declaração adotada na COP26 por mais de cem países onde se situam 85% das florestas mundiais. 

Os líderes mundiais comprometeram-se hoje na cimeira do clima das Nações Unidas a travar a desflorestação até 2030 para combater as alterações climáticas.


Um primeiro acordo que começou a ser desenhado ontem e foi hoje anunciado pelo governo britânico, anfitreão da conferência do clima das Nações Unidas a decorrer na Escócia.


Os ambientalistas consideram que este acordo é pouco ambicioso.


Uma declaração conjunta foi adotada por mais de cem países onde se situam 85% das florestas mundiais, entre as quais a floresta boreal do Canadá, a floresta amazónica ou ainda a floresta tropical da bacia do Congo.


A iniciativa, que beneficiará de um financiamento público e privado de 19,2 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros), é essencial para alcançar o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos valores médios da era pré-industrial.


Entre os signatários do compromisso, estão o Brasil e a Rússia, países acusados da aceleração da desflorestação nos seus territórios, bem como os Estados Unidos, a China, a Austrália e a França.


EUA e UE anunciam compromisso para cortar com emissões de metano


Os Estados Unidos vão unir-se à União Europeia num acordo para reduzir as emissões de metano em 30 por cento até 2030. O anúncio foi feito pelo Presidente norte-americano na Cimeira do Clima, em Glasgow, Escócia. Para Joe Biden, a prioridade número um é limitar a 1.5 graus centígrados o aumento das temperaturas e, para isso, as emissões de metano devem ser reduzidas "o mais rapidamente possível".


“O metano é um dos gases que podemos reduzir mais rapidamente”, disse Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ao lado do Presidente Joe Biden, passando depois a lembrar que esse gás é responsável por “cerca de 30 por cento” do aquecimento global desde a Revolução Industrial.


Joe Biden frisou, por sua vez, que o compromisso na redução do metano vai fazer uma enorme diferença não só nas alterações climáticas, mas também na vida das pessoas: trará mais saúde, melhores fornecimentos de comida, impulsionará a economia e permitirá às empresas poupar dinheiro e criar mais postos de trabalho.


“Isto não é apenas algo que temos de fazer para proteger o ambiente para as gerações futuras, é uma enorme oportunidade”, declarou o líder dos Estados Unidos na COP26, ao anunciar um “compromisso decisivo”.


SIC e RTP

Deixa-nos uma mensagem