ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Maria Carvalho

Cultura 06.01.2025 19H33

Lucky Star traz ciclo dedicado à pintura durante o mês de janeiro

Escrito por Maria Carvalho
A entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Durante o mês de janeiro, o Lucky Star – Cineclube de Braga organizou um ciclo composto por seis filmes dedicados à pintura, intitulado: "Enquadramentos e Molduras - Pintores em perspetiva". Como habitualmente, as sessões ocorrerão às terças-feiras, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.


Esta terça-feira, 7 de Janeiro, o ciclo arranca com dois filmes sobre o famoso pintor Vincent Van Gogh. O primeiro a ser exibido é a curta-metragem 'Van Gogh' (1948) de Alain Resnais, a qual remete para a representação cinematográfica e poética da obra e vida do pintor. Num segundo momento segue a longa-metragem 'Lust for Life' (1956) de Vincente Minnelli, filme biográfico ao estilo hollywoodiano, baseada no livro de 1934, com o mesmo título, de Irving Stone.


Na segunda semana vão ser exibidos dois filmes de média-metragem de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub inspirados em passagens do livro 'Cézanne' (1921) de Joachim Gasquet. No filme 'Cézanne – Dialogue avec Joachim Gasquet' (1990), as palavras do pintor Paul Cézanne falam-nos do processo criativo e do lugar do homem e do artista no Mundo. O filme 'Une visite au Louvre', de 2004, Huillet e Straub discorrem sobre as várias pinturas e refletem criticamente sobre a disposição da arte nos museus.


No dia 21 de Janeiro, exibir-se-á o filme de Jorge Silva Melo, 'Nikias Skapinakis: O Teatro dos Outros' (2017). Neste filme as várias obras que compõem a coletânea 'Quartos Imaginários' de Nikias Skapinakis são revisitadas. As várias pinturas são o palco para a vida imaginada de diversos artistas apreciados pelo pintor, cuja encenação é transposta para a imagem em movimento por Silva Melo, diluindo-se, assim, representação, ficção e real, remetendo para o teatro da própria vida.


Na última semana do mês, a 27 de Janeiro, encerrar-se-á o ciclo com 'La Visita y Un Jardín Secreto' (2022) de Irene M. Borrego que aduz a pintora espanhola Isabel Santaló, nascida em 1923 e com reconhecimento internacional nas décadas de 50 e 60. Este filme revela não somente a sua obra artística, mas também a condição de mulher e pintora em relação ao esquecimento e à memória cultural.

Deixa-nos uma mensagem