ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 19.04.2024 07H32

Mais de 5 mil jovens vão fazer UPA na UMinho até sábado

Escrito por Vanessa Batista
Segundo dia do certame conta com uma emissão especial da RUM.

Mais de 5 mil jovens de escolas secundárias vão participar na 6ª edição da UPA - Universidade de Portas Abertas da Universidade do Minho. Este ano a mostra ruma ao campus de Gualtar e a RUM vai estar em direto, pelas 11h00, com uma emissão especial a partir do Pavilhão Desportivo.


Até sábado, vão decorrer visitas e mais de 60 atividades experimentais, com o intuito de demonstrar a oferta educativa, desportiva e cultural da instituição, mas também a sua veia investigadora.


As expetativas, segundo a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, estão "altas". Desde o regresso ao formato presencial depois da pandemia, o certame tem vindo a crescer de forma gradual e "considerável" passando de 3 mil para 5 mil inscritos.


A maior afluência está prevista para esta sexta-feira, com 2.666 visitantes, sendo que cerca de 1.950 optaram por inscrever-se apenas para visitar a mostra. A grande maioria dos alunos são oriundos da região do Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes.


Uma das novidades deste ano é a aposta num passatempo em que a instituição, em parceria com a Associação Académica, irá sortear duas pulseiras para o Enterro da Gata que decorre de 3 a 10 de maio, no Forum Braga. A responsável chama-lhe "uma ativação de marca" que tem registado "bastantes participações".


O formato é simples, basta fazer "like" na publicação do giveaway no Instagram da UMinho, seguir o perfil da academia, da AAUMinho e do Enterro da Gata e, por último, identificar três amigos nos comentários da publicação do passatempo que termina esta sexta-feira pelas 17h00.


Quanto à feira está aberta esta sexta-feira até às 17h30 e no sábado das 10h00 às 13h00. O programa prevê apresentações, ações hands-on e oficinas, com apoio de professores, cientistas, técnicos, estudantes e alumni, potenciando a interação direta com a realidade académica. As atividades dos Institutos e Escolas da UMinho estão espalhadas pelo campus, reforçando a diversidade de opções. Há temas como “Um futuro com ciência”, “Desafios climáticos e sustentabilidade nos negócios”, “A diferença que a psicologia faz”, “Tomorrow needs engineering”, “A inteligência artificial: um desafio para o direito”, “À descoberta das narrativas” ou “Gerir o território para o proteger”.


Tal como nos anos anteriores, a organização desafia estudantes, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais a interagirem com a comunidade académica. Nos stands podem obter todas os detalhes, quer de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, mas também de projetos da Aliança de Pós-Graduação e da rede europeia universitária Arqus, entre outros. 

Deixa-nos uma mensagem