ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 10.05.2021 07H00

Manel Cruz, Sensible Soccers e David Bruno no cartaz dos Banhos Velhos

Escrito por Pedro Magalhães
Concertos acontecem entre junho e setembro.
O programador dos Banhos Velhos, José Manuel Gomes, fala à RUM sobre o programa deste ano

false / 0:00

Os concertos de Manel Cruz, Sensible Soccers, David Bruno ou Clã são alguns dos destaques da programação dos dez anos dos Banhos Velhos, equipamento cultural das Caldas das Taipas, vila de Guimarães.


A efeméride é celebrada em 2021 depois do cancelamento forçado da programação no ano passado, em virtude da pandemia da Covid-19, e que deu lugar apenas ao lançamento de um documentário sobre o espaço taipense.


O cartaz deste ano decorre ao longo de quatro meses - entre junho e setembro - e tem previstos concertos, tertúlias, sessões de cinema, uma noite de astronomia, oficinas e visitas guiadas. As iniciativas acontecem em locais ainda por definir, numa edição que poderá ser itinerante.


"Por causa dos planos de contingência e do distanciamento físico exigido, temos outros locais assinalados [que não os próprios Banhos Velhos], noutros pontos de interesse da vila das Taipas, que a seu tempo serão divulgados", avança à RUM o programador dos Banhos, José Manuel Gomes, que adianta também que os horários dos espetáculos, à exceção do de Manel Cruz, ainda "não estão fechados" e serão divulgados conforme a evolução da pandemia.


Tanto em relação ao anúncio dos locais como dos horários, o responsável apela a que "as pessoas acompanhem a informação através das redes sociais".


O programa arranca em junho com eventos sobre a história dos Banhos. Começa no dia 4 com uma tertúlia sobre os 35 anos das Taipas Turitermas, cooperativa a cargo da actividade termal da vila, prosseguindo depois, no dia 9, com outra tertúlia sobre os 10 anos dos Banhos Velhos, que reúne os programadores que passaram pelo equipamento, incluindo o próprio José Manuel Gomes.


No mesmo mês, no dia 18, há lugar para uma nova tertúlia sobre a história dos 70 anos das piscinas das Taipas - as primeiras, crê-se, no distrito -, terminando o programa no dia 24 (quinta-feira), às 18h30, com o concerto de Manel Cruz.


Em julho, no dia 10, ocorrem os concertos de Bruno de Seda, numa primeira parte, e de David Bruno, numa segunda, estando prevista, no dia 16, uma noite de astronomia, e, no dia 30, a sessão de cinema The Gentlemen - Os senhores do crime.


Em agosto, no dia 13, acontecem os espetáculos de Sensible Soccers e de Noiserv, prosseguindo o cartaz, no dia 21, com uma noite de fados a cargo do Grupo de Fados da Vila das Taipas, e encerrando no 27 com a sessão de cinema Green Book - Um Guia para a Vida.


O programa encerra em setembro com o concerto de JP Simões, no dia 17, e de Clã, no dia seguinte. Acontecerão ainda no mesmo mês, com datas ainda não fechadas, visitas guiadas (aos Banhos Velhos e às Termas) e oficinas de escrita criativa destinadas ao público infanto-juvenil, podendo ainda decorrer uma peça de teatro.

Deixa-nos uma mensagem