ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 25.03.2019 17H15

Sunset Rollercoaster e Glockenwise nos Banhos Velhos

Escrito por Pedro Magalhães
Além dos asiáticos e dos portugueses, o brasileiro Cícero também vai tocar nas Caldas das Taipas.
José Manuel Gomes anuncia o programa do primeiro trimestre dos Banhos Velhos

false / 0:00

O museu cultural das Caldas das Taipas Banhos Velhos apresentou o programa para o trimestre entre Abril e Junho, além de um concerto no início de Julho (Cícero, dia 5).  Os barcelenses Glockenwise (24 de Maio) e os asiáticos Sunset Rollercoaster (24 de Junho) são os principais destaques da programação.  Além dos concertos, o programa integra tertúlias, teatro, workshops, cinema infantil, visitas guiadas e uma apresentação de um livro.


Os Banhos Velhos, que já vão na sua 9ª edição, dão este ano um passo "inovador", segundo a organização. José Manuel Gomes, programador do museu cultural, ressalva que a principal novidade é a "internacionalização" através da presença dos taiwaneses Sunset Rollercoaster. "A ideia, ano após ano, é inovar. Já conseguimos atingir um patamar de trazer os melhores nomes da nova música nacional e agora queremos trazer bandas de fora". A internacionalização não aconteceu antes, diz o responsável, "não por questões monetárias mas porque as condições logísticas do museu muitas vezes não o permitem". 



José Manuel Gomes adianta que "o próximo passo é tentar enquadrar os Banhos Velhos em tours de bandas de fora e internacionalizar o nome do museu", revelando que no próximo ano, quando se assinalar a décima edição, há "a expectativa de que a programação se estenda o ano todo [o programa insere-se apenas nas estações Primavera/Verão], em espaços além dos Banhos Velhos".


Os Banhos Velhos decorrem no local de antigas termas. O edifício esteve em ruínas desde os anos 60 até 2009, altura em que a direcção da Taipas Termal decidiu reabilitar o espaço. Por isso mesmo, José Manuel Gomes explica que quem vai aos Banhos Velhos usufrui de uma experiência diferente.


"Quem vai ver um espectáculo aos Banhos Velhos não vai ver apenas um concerto, vai ter uma experiência. O local é absurdamente diferente de tudo aquilo que se passa à volta", descreve. O que se passa à volta passa-se nos pólos culturais mais importantes do Minho: Braga e Guimarães. Como é que se programa, então, no meio das duas cidades? José Manuel Gomes revela que "está sempre atento e em contacto com os agentes culturais" de Braga e Guimarães e a primeira preocupação passa "por não chocar datas".


"Tento dar uma oferta diferente do que se faz nas duas cidades e afirmar a programação num pólo adjacente. Acho que já se conseguiu isso", enaltece.


Conheça abaixo a programação do primeiro trimestre dos Banhos Velhos [todas as actividades são de entrada gratuita]:




Deixa-nos uma mensagem