ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Maria Carvalho / RUM
Maria Carvalho

Cultura 12.09.2024 12H11

Manta 2024 regressa ao jardim do CCVF esta sexta-feira

Escrito por Maria Carvalho
Concertos de Malva, David Fonseca, Meskerem Mees, Billie Marten e Still Corners, DJ sets e Oficina de experimentação musical compõem a edição de 2024.

Os jardins do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, abrem a nova temporada cultural vimaranense, esta sexta-feira, com a 18ª edição do Manta. 


A primeira noite vai ser dedicada a artistas portugueses, com os concertos de Malva e de David Fonseca, ele que celebra 25 anos de carreira. No sábado, o destaque vai para artistas internacionais como Meskerem Mees, Billie Marten e Still Corners. 


Após os concertos, DJ Berto (sexta-feira) e DJ Tam (sábado) vão ser os responsáveis por garantir o prolongamento das noites. A manhã e a tarde de sábado são dedicadas às famílias, com oficinas de experimentação musical para todas as idades conduzidas por Bruno Estima (WeTumTum).


O diretor artístico do CCVF, Rui Torrinha, conta à RUM que o que mais gosta neste evento é o "cruzamento de públicos". "É absolutamente transversal. Essa transversalidade de públicos na relação com a música, com a arquitetura e o jardim é uma coisa muito poderosa para nós, e simboliza aquilo que acreditamos que é a força transformadora social da arte", explica. 


O jardim do CCVF já recebe público além-fronteiras, nomeadamente do norte de espanha. Rui Torrinha acredita que o público se revê na "arte de escrever canções",  uma vez que os artistas têm "uma fonte autoral muito vincada". 


"O objetivo do Manta é desacelerar o tempo. É criar condições para o público poder disfrutar da relação direta com os artistas, e não a vertigem da sucessão de concertos uns atrás dos outros", frisa. Assim, ainda que o Manta tenha entrada gratuita, a lotação é limitada para assegurar o conforto do público.

Deixa-nos uma mensagem