ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: Maria Carvalho / RUM
Maria Carvalho

Desporto 26.07.2024 17H36

Mariana Machado nos Jogos Olímpicos: "Sinto um carinho muito grande na minha cidade"

Escrito por Maria Carvalho
A atleta vai competir pela primeira vez nos Jogos Olímpicos na prova dos 5.000 metros, depois da mãe, Albertina Machado, ter participado em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Atlanta 1996.

false / 0:00

Mariana Machado, atleta do SC Braga, está prestes a viver o sonho, estreando-se nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A jovem de 23 anos vai competir nos 5000 metros. Esta sexta-feira decorreu, na Câmara Municipal de Braga, uma sessão de receção à atleta bracarense.


"Confesso que já estou um bocadinho ansiosa. Sonhei tanto com este momento que agora, nestes últimos dias, já começa a vir uma vontade enorme de lá estar", diz. "Ainda há algum trabalho para fazer, há treinos para cumprir aqui e a preparação está a ser feita, mas já com uma vontade enorme de voar para Paris", acrescenta.


Como estreante olímpica, a atleta pretende, principalmente, aprender muito, mas não esconde a meta de chegar à fase final. "Sei que neste momento estou nas melhores do mundo, mas não estou nas melhores das melhores. Quero muito lutar e aprender com elas para conseguir chegar a esse nível e aproveitar para me tornar uma atleta melhor".


Mariana Machado revela querer quebrar o recorde pessoal e acredita estar em forma para isso


"Sinto um carinho muito grande na minha cidade", conta. "São imensas as vezes que estou a correr e ouço o meu nome, as pessoas a incentivar, e isso é sem dúvida muito especial", remata.


A atleta refere que treina cerca de 12 vezes por semana, duas vezes por dia. Portanto, "receber um incentivo torna o treino especial e faz pensar que o esforço está a valer a pena". 


40 anos depois a treinadora da mãe treina agora a filha


Sameiro Araújo, vereadora do Desporto na Câmara Municipal de Braga e treinadora de Mariana Machado no SC Braga, foi atleta olímpica e treinadora da mãe da atleta, Albertina Machado, que participou em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Atlanta 1996.


"Há um sentimento extremamente gratificante. Foi uma emoção muito grande em '84, quando o SC Braga, pela primeira vez, colocou duas atletas nos Jogos Olímpicos, em Los Angeles - a Albertina e a Conceição", revela. "Na altura, para mim foi um sonho. Volvidos 40 anos, tenho a oportunidade de treinar também a filha da Albertina, que me dá um gozo muito especial. São semelhantes e são duas atletas talentosas", acrescenta.


A treinadora admite que estava nos planos a participação de Mariana Machado em Tokyo 2021, mas que uma lesão não permitiu. "O nosso plano seria uma primeira experiência em 2021, nestes jogos tentar ir à final e, nos próximos, ficar nas oito primeiras", refere.



Deixa-nos uma mensagem