ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

[FOTO: Mário Meireles]
Pedro Magalhães

Regional 27.06.2019 08H01

Mário Meireles associa-se ao movimento Bicycle Mayor

Escrito por Pedro Magalhães
O movimento quer que 50% de todas as viagens nas cidades sejam efetuadas de bicicleta até 2030.
Presidente da Braga Ciclável terá o papel de influenciar os bracarenses a usarem a bicicleta

false / 0:00

Mário Meireles é o Bicycle Mayor de Braga. A Bicycle Mayors é uma rede coordenada por uma empresa social holandesa, que trabalha para criar e dimensionar novas soluções para quem anda de bicicleta. A rede tem uma missão chamada “50by30”, que significa que querem que 50% de todas as viagens da cidade sejam efetuadas de bicicleta até 2030.


Em Braga, o embaixador da rede é Mário Meireles, presidente da Associação Braga Ciclável. O responsável adianta que a Bicycle Mayors “é uma rede de influenciadores que, junto da sua respectiva cidade, promove o uso da bicicleta na comunidade”.


Meireles explica que “houve uma fase de candidatura” em que era obrigatório recolher apoio institucional de organismos públicos e privados da cidade. O apoio foi concedido pela Junta de Freguesia de São Victor, da União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto, Associação Comercial de Braga, CEO’s das empresas particulares, lojas de bicicletas, centros de investigação, professores da Universidade do Minho e presidentes da FPCUB e da MUBi.


O responsável ressalva que o seu papel como promotor do uso de bicicleta em Braga é tarefa complicada devido à ausência de infraestruturas que potenciem a mobilidade ciclável. “Hoje em dia, a nossa infraestrutura viária está apenas preparada para o carro. Há uma ditadura do automóvel que não permite que as pessoas utilizem outro modo de transporte em segurança”. O seu papel passa, por isso, até 2030, “por ajudar a conseguir que haja infraestruturas que levem as pessoas a optarem pela bicicleta”. Depois, conclui, “é continuar a promover junto das pessoas”.

Deixa-nos uma mensagem