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Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 14.07.2022 16H42

Governo anuncia estágios remunerados e aumento da procura nos mestrados em ensino

Escrito por Vanessa Batista
Informações foram avançadas pelo Ministro da Educação, João Costa, durante a visita, esta quarta-feira, à Universidade do Minho à margem do Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva.
Declarações do Ministro da Educação, João Costa, sobre o aumento da procura por formações de segundo grau em ensino e sobre os resultados nos exames do 9º ano.

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Os mestrados em ensino estão a registar um aumento dos níveis de procura. A informação foi avançada à RUM pelo Ministro da Educação, que esta quarta-feira marcou presença na terceira edição do Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva.


João Costa apresentou, durante a manhã do dia de ontem no Parlamento, 11 medidas com o intuito de mitigar a falta de docentes nas escolas portuguesas a médio e curto prazo. Entre elas, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, está a possibilidade de aumentar as vagas nos mestrados em ensino que têm registado "grande procura" o que, nas palavras do Ministro, demonstra "que esta é uma profissão com interesse para os jovens".


O Ministério da Educação prepara-se para reativar os estágios remunerados para os professores que passarão também a ter um maior contacto com turmas. Foi proposta uma revisão dos requisitos de acesso aos mestrados das escolas superiores de educação, modelos de profissionalização e serviço que poderão envolver modalidades diferenciadas da frequência da formação profissional e oferta de formação para profissionais que desejem regressar à profissão.


Questionado pela Universitária sobre os resultados nos exames do 9º ano. Este ano, a média de negativas aumentou quer em português (37%) quer a matemática (57%). O Ministro da Educação não esconde que os dados são "preocupantes" e, no seu entender, "espelham o que foram dois anos de encerramentos de escolas e perturbações nas aprendizagens" devido à pandemia de covid-19. Já está em curso um Plano de Recuperação de Aprendizagens, sendo que as provas de aferição são outro meio para melhor analisar os efeitos da pandemia nas escolas portuguesas. 



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