ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Redação

Internacional 13.11.2023 09H42

Ministra do Interior britânica demitida 

Escrito por Redação
Após os comentários que fez sobre a atuação da polícia durante os protestos em Londres.

Suella Braverman, ministra do Interior britânica, foi demitida esta segunda-feira após os comentários que fez sobre a atuação da polícia durante os protestos em Londres, avança a CNN que cita a PA Media.

Braverman terá feito comentários, que foram considerandos incendiários, sobre o policiamento das marchas pró-palestinianas em Londres. De acordo com a mesma fonte, a retórica de confronto em relação aos imigrantes, aos manifestantes, à polícia e até aos sem-abrigo causou divisões no gabinete de Sunak e deu origem a especulações de que estaria a planear uma futura candidatura à liderança.


"Foi o maior privilégio da minha vida atuar como ministra do Interior. Terei mais a dizer na devida altura", afirmou Braverman pouco depois de ser demitida, segundo a BBC.

Num artigo de opinião publicado no Times, a ministra do Interior de Sunak chegou mesmo a acusar a polícia londrina de aplicar "dois pesos e duas medidas" na forma como gere os protestos e a condenar uma marcha pró-palestiniana que, segundo Downing Street, não tinha sido autorizada pelo primeiro-ministro.


Mais de 140 pessoas foram presas depois de manifestantes de extrema-direita terem entrado em conflito com a polícia, que tentou mantê-los afastados dos 300.000 manifestantes pró-palestinianos.


A saída de Braverman do governo acontece num momento em que o partido de Sunak continua a ser profundamente impopular entre os eleitores. O editor político do The Sun avança que o Ministro dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, pode ser o substituto para Braverman. Já a Reuters avança que o antigo primeiro-ministro David Cameron foi visto a entrar em Downing Street, dando origem a especulações de que regressaria ao governo.

É esperado que Rishi Sunak faça uma remodelação profunda no seu gabinete em Downing Street, com a demissão de vários ministros, numa tentativa de mudar o rumo da popularidade do seu governo.


c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem