Nacional 22.01.2025 11H44
Morreu Rocha Vieira, último governador de Macau
Tinha 85 anos. Exerceu o cargo de governador de Macau entre 1991 e 1999, quando se processou a transferência desse território para a China.
O tenente-general Vasco Rocha Vieira morreu esta quarta-feira, aos 85 anos. Foi o último governador de Macau, entre 1991 e 1999, passando também pelos cargos de chefe do Estado-Maior do Exército e ministro da República para os Açores.
Vasco Rocha Vieira morreu durante a madrugada, confirmou à agência Lusa fonte oficial do Exército.
O tenente-general nasceu a 16 de agosto 1939 e exerceu o cargo de governador de Macau entre 1991 e 1999, quando se processou a transferência desse território para a China.
Antes, entre 1976 e 1978, desempenhou funções como chefe do Estado-Maior do Exército e foi também ministro da República dos Açores entre 1986 e 1991.
O presidente da República já reagiu à notícia, manifestando “o mais profundo pesar pelo falecimento do Senhor General Vasco Rocha Vieira, o último Governador de Macau e antigo Chefe do Estado-Maior do Exército”.
“O General Rocha Vieira foi um dos mais ilustres oficiais do Exército Português na transição para a Democracia e nas primeiras décadas da sua afirmação”, lê-se numa nota no site da Presidência.
O texto lembra que Rocha Vieira era “muito próximo do Presidente António Ramalho Eanes” e que foi por ele designado chanceler das Antigas Ordens Militares.
“O simbolismo do momento da transferência da administração portuguesa para a chinesa permanecerá na memória de muitos portugueses como um exemplo de sentido de Estado, sentido de serviço da causa pública e de marcado patriotismo”, refere a nota.
“O Presidente da República, que acompanhou de perto os últimos meses da sua vida, apresenta à sua Família, e, muito em especial, à sua viúva e filhos, o testemunho de gratidão de Portugal, com muito saudosa amizade”, acrescenta.
RTP