ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Comité Organizador do Campeonato Mundial Universitário de Futsal
Redação

Desporto 21.06.2022 07H00

Mais de 700 pessoas envolvidas no Mundial Universitário de Futsal

Escrito por Redação
23 equipas medem forças entre 18 e 24 de julho na prova organizada pela Universidade do Minho.
Declarações de Bruno Lemos, vice-presidente do Comité Organizador para a Imagem, Promoção, Media e Protocolos, sobre a preparação para o Campeonato Mundial Universitário de Futsal.

false / 0:00

A Universidade do Minho está a organizar a edição de 2022 do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. É a terceira vez que a academia minhota abre as portas à competição, depois de já a ter recebido em 1998 e em 2012.


O Complexo Desportivo de Gualtar, em Braga, e o Pavilhão Multiusos de Guimarães vão receber, entre 18 e 24 de julho, as 23 equipas participantes, 12 masculinas e 11 femininas. 


Na competição feminina, Portugal encontra Israel e Argentina no grupo A. O B alberga Polónia, Brasil, Líbano e Alemanha e as seleções universitárias de Ucrânia, Nova Zelândia, República Checa e Arábia Saudita estão no C. Do lado masculino, Portugal, Israel e Argentina também estão inseridos no grupo A, contando com a companhia da Nova Zelândia. No B, as seleções em disputa são Ucrânia, Eslováquia, Brasil e Omã, enquanto no C aparecem Chéquia, Polónia, Marrocos e Arábia Saudita.


Bruno Lemos, dos Serviços de Ação Social da UMinho e vice-presidente do Comité Organizador para a Imagem, Promoção, Media e Protocolos, estima que “cerca de 700 a 800 pessoas” vão estar envolvidas na prova, entre atletas, staff, membros do comité organizador, colaboradores e voluntários.


Durante a estadia no Minho, as comitivas vão ficar alojadas nas residências universitárias de Santa Tecla e Carlos Lloyd Braga. O responsável justifica a decisão, que é “um modus operandi em todas as competições que se organizam”, com a interrupção das atividades letivas e a redução da lotação dos espaços.


Em relação à afluência do público, o vice-presidente do Comité Organizador acredita que o evento vai mobilizar “muitos agentes da modalidade, muitos adeptos e muitos fãs”, numa fase em que “o futsal é uma das modalidades rainhas de pavilhão em Portugal”.


A realização da prova estava, inicialmente, prevista para a cidade chinesa de Xangai, mas acabou transferida para o Minho, por intermédio da Federação Académica do Desporto Universitário. Para Bruno Lemos, o motivo prende-se com “a experiência que a Universidade do Minho tem na organização destes eventos e pela reputação que tem construído”.


O pontapé de saída do Campeonato Mundial Universitário de Futsal dá-se no dia 18 de julho. A cerimónia de abertura ocorre na véspera, com um desfile, desde o Arco da Porta Nova até à Praça do Município, em Braga.



*Por Hugo Costa

Deixa-nos uma mensagem