Desporto 21.06.2022 07H00
Mais de 700 pessoas envolvidas no Mundial Universitário de Futsal
23 equipas medem forças entre 18 e 24 de julho na prova organizada pela Universidade do Minho.
A Universidade do Minho está a organizar a edição de 2022 do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. É a terceira vez que a academia minhota abre as portas à competição, depois de já a ter recebido em 1998 e em 2012.
O Complexo Desportivo de Gualtar, em Braga, e o Pavilhão Multiusos de Guimarães vão receber, entre 18 e 24 de julho, as 23 equipas participantes, 12 masculinas e 11 femininas.
Na competição feminina, Portugal encontra Israel e Argentina no grupo A. O B alberga Polónia, Brasil, Líbano e Alemanha e as seleções universitárias de Ucrânia, Nova Zelândia, República Checa e Arábia Saudita estão no C. Do lado masculino, Portugal, Israel e Argentina também estão inseridos no grupo A, contando com a companhia da Nova Zelândia. No B, as seleções em disputa são Ucrânia, Eslováquia, Brasil e Omã, enquanto no C aparecem Chéquia, Polónia, Marrocos e Arábia Saudita.
Bruno Lemos, dos Serviços de Ação Social da UMinho e vice-presidente do Comité Organizador para a Imagem, Promoção, Media e Protocolos, estima que “cerca de 700 a 800 pessoas” vão estar envolvidas na prova, entre atletas, staff, membros do comité organizador, colaboradores e voluntários.
Durante a estadia no Minho, as comitivas vão ficar alojadas nas residências universitárias de Santa Tecla e Carlos Lloyd Braga. O responsável justifica a decisão, que é “um modus operandi em todas as competições que se organizam”, com a interrupção das atividades letivas e a redução da lotação dos espaços.
Em relação à afluência do público, o vice-presidente do Comité Organizador acredita que o evento vai mobilizar “muitos agentes da modalidade, muitos adeptos e muitos fãs”, numa fase em que “o futsal é uma das modalidades rainhas de pavilhão em Portugal”.
A realização da prova estava, inicialmente, prevista para a cidade chinesa de Xangai, mas acabou transferida para o Minho, por intermédio da Federação Académica do Desporto Universitário. Para Bruno Lemos, o motivo prende-se com “a experiência que a Universidade do Minho tem na organização destes eventos e pela reputação que tem construído”.
O pontapé de saída do Campeonato Mundial Universitário de Futsal dá-se no dia 18 de julho. A cerimónia de abertura ocorre na véspera, com um desfile, desde o Arco da Porta Nova até à Praça do Município, em Braga.
*Por Hugo Costa