ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Cultura 09.09.2024 16H28

Museu da Imagem está fechado há cinco anos

Escrito por Elsa Moura
Prestes a arrancar a 34ª edição do Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem, o espaço municipal dedicado à fotografia em Braga continua de portas fechadas e sem obras.
Manuel Santos e Carla Ferreira

false / 0:00

Há cinco anos que o Museu da Imagem, em Braga, está de portas fechadas. Localizado junto ao Arco da Porta Nova, um dos pontos de visita obrigatória à cidade, o equipamento cultural vai passar mais uma edição dos Encontros da Imagem sem qualquer exposição fotográfica. A 34ª edição do Festival Internacional de Fotografia decorre de 20 de setembro a 3 de novembro. O presidente da autarquia, Ricardo Rio, reafirmou recentemente que até ao final de 2024 o município deverá avançar para a reabilitação do espaço, sem qualquer alteração prevista ao conceito. Ainda não foram referidos publicamente valores necessários para aquela intervenção.


Museu sem arquivo e apenas para exposições é a sugestão do presidente da associação


Em entrevista à RUM a propósito da nova edição dos Encontros da Imagem, Manuel Santos, presidente da direção da associação com o mesmo nome diz que não quer interferir naquilo que ali será feito, até porque nunca conversou com elementos da autarquia sobre este tema, mas tem a sua opinião. "Uma coisa é um espaço de arquivo e outra é um espaço de exposições. Num espaço de arquivo, as técnicas construtivas aconselham que deve ser um espaço moderno, com capacidade de instalação de sistema de ar condicionado e de climatização. Outra coisa é um espaço visualmente apelativo que integre exposições. Às tantas, essas vertentes podem ser, eventualmente, separadas", atira.


No Museu da Imagem, recorde-se, tudo começou pelo acolhimento do arquivo da Foto Aliança, uma das mais antigas casas de fotografia da cidade. Rui Prata, um dos fundadores dos 'Encontros' foi também o primeiro diretor do Museu da Imagem que potenciou o acolhimento de diferentes exposições.


"Os nossos visitantes todos os anos nos perguntam pelo museu"


Carla Ferreira, vice-presidente da Associação Encontros da Imagem afirma que a cidade ganharia muito com a reabertura deste equipamento e confessa que não faltam pessoas a perguntar pelo Museu da Imagem. "Faz falta, os nossos visitantes todos os anos nos perguntam qual é que é a novidade do museu", começa por confessar. Assinalando que se trata de um dos museus de fotografia "mais antigos da zona norte", além de ser também "um espaço de referência pela sua arquitetura", uma vez que conta com a muralha da cidade, a responsável sugere a sua reabertura para breve "mesmo que apenas para exposições temporárias".


Além disso, a vice-presidente da Associação Encontros da Imagem afirma que a cidade "ganhava muito" com aquele museu instalado em Braga, cidade "com muitos fotógrafos e muitos amantes da fotografia que tinham no Museu da Imagem e na Casa dos Crivos dois pontos de referência para ver exposições de fotografia".


O Museu da Imagem foi inaugurado no dia 25 de abril de 1999.

Deixa-nos uma mensagem