Academia 03.07.2025 18H32
Museu Virtual da Lusofonia estreia-se no setor editorial com livro sobre movimentos de resistência
O Museu Virtual da Lusofonia lançou, hoje, o seu primeiro livro. A obra que reúne textos de vários autores sobre o conceito de resistência e a forma como esta desafia as estruturas de poder em diversos contextos nacionais, foi organizado Isabel Macedo, Tatiane Oliveira e Moisés de Lemos Martins.
O Museu Virtual da Lusofonia, uma unidade cultural da Universidade do Minho, estreou-se hoje no setor editorial.
A plataforma, que tem como objetivo recolher e divulgar todo o trabalho relacionado com ciência, ensino e artes, no espaço dos países de língua portuguesa e diásporas, lançou o livro “Existir e Resistir na Sociedade Contemporânea. Contributos para o debate sobre Comunicação e Cultura”. A obra já tinha sido apresentada no IV Congresso da rede Nacional de Estudos Culturais sobre Culturais, que se realizou na Universidade Lusófona, em Lisboa, entre os dias 26 e 27 de junho.
Esta edição, que contou com o apoio da InterCult e financiamento do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, desafia o leitor a fazer uma reflexão sobre os processos de resistência e o modo como estes desafiam a sociedade contemporânea, marcada por desigualdades, incertezas e transformações profundas.
Os textos, que estão organizados em duas secções, exploram as resistências e transformações na comunicação e na cultura e analisa as manifestações populares, expressões artísticas e o papel das tecnologias digitais na construção de espaços e movimentos de resistência.
Vários destes textos resultaram das intervenções no VIII Congresso sobre Culturas, realizado na UMinho em dezembro de 2022.
O livro está disponível online, em versão digital.