ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 21.10.2024 11H40

Na Escola de Abação são os alunos que combatem o bullying

Escrito por Vanessa Batista
Projeto das Brigadas Anti-bullying está em curso há dois anos, na Escola de Abação, em Guimarães.
Declarações dos alunos que compõem o projeto das Brigadas Anti-Bullying assim como da psicóloga repsonsável, Sara Bandrão. 

false / 0:00

Na Escola de Abação, em Guimarães, são os próprios alunos que combatem o bullying. As denominadas ´Brigadas anti-bullying`, resultaram há dois anos de um outro projeto a Academia de Líderes Ubuntu, um projeto desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e inspirado em personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Madre Teresa. O objetivo passa por atribuir um papel ativo na prevenção e correção de comportamentos junto dos pares.


Lara Ferreira, Lara Mendes e Santiago Gomes, alunos do agora 9º C, são alguns dos membros desta brigada que todas as semanas em diferentes dias, seguem para o recreio identificados com um crachá e munidos de cartões verdes, amarelos e vermelhos para identificar possíveis situações de desconforto. 


Numa escola com 13 nacionalidades, as ocorrências mais comuns dizem respeito a insultos e situações de troça para com colegas com necessidades específicas. Os membros da Brigada tentam que os colegas se coloquem na pele do outro. Caso a sensibilização não resulte é atribuído um cartão vermelho e essa pessoa é direcionada para a professora Sara Brandão.


Um dos principais desafios para docentes e encarregados de educação, está relacionado com comportamentos negativos nas redes sociais ou em grupos de WhatsApp. A psicóloga Sara Brandão sublinha que esta atuação dos jovens, mais precoce, acaba por contribuir para que as situações "não se tornem tão graves". 


Semanalmente, na disciplina ´Projeto de Atividade Integradora`, são analisadas as ocorrências que, uma vez que o projeto é informal, não significam uma contabilização rigorosa de casos. Contudo, existindo situações recorrentes ou mudanças de comportamento por parte de alguns alunos, esses casos são tratados de forma diferente.


Neste momento, os jovens preparam a passagem de testemunho para os alunos do 6º ano, que nos próximos três, vão tentar continuar a semear gentileza.


Recorde-se que este domingo, 20 de outubro, foi assinalado o Dia Mundial de Combate ao Bullying. A GNR registou 103 crimes de bullying no ano letivo de 2023/2024, dos quais 12 de cyberbullying. 

Deixa-nos uma mensagem