ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 09.10.2024 12H45

NEMUM realiza inquérito para quantificar custos na realização de estágios clínicos

Escrito por Vanessa Batista
Alguns alunos acabam por estar duplamente deslocados, visto que realizam os seus estágios clínicos nas Unidades Locais de Saúde de Braga, Alto Ave (Guimarães) ou Alto Minho (Viana do Castelo).
Declarações à RUM da presidente do NEMUM, Maria Fontão.

false / 0:00

O Núcleo de Estudantes de Medicina (NEMUM) está a realizar um questionário para conhecer as reais dificuldades dos estudantes no transporte e alojamento para estágios clínicos. No caso dos alunos do 3º e 4º anos da Escola de Medicina da Universidade do Minho, realizam estágios clínico nas Unidades Locais de Saúde de Braga, Alto Ave (Guimarães) ou Alto Minho (Viana do Castelo), sendo que estes encargos financeiros não são comparticipados, mas são obrigatórios para a conclusão do curso.


De sublinhar que não existe uma resposta por parte da unidade orgânica ou da academia, logo isto significa que os estudantes têm de encontrar soluções próprias para realizar as deslocações, que podem chegar a dezenas de quilómetros, para o estágio na ULS em que foram colocados.


A auscultação, de acordo com a presidente do NEMUM, Maria Fontão, irá acontecer durante o mês de outubro e será importante para executar uma estratégia.


"É um problema para os estudantes que são de Braga, mas é um problema ainda maior para os alunos que são duplamente deslocados. Queremos conhecer a realidade do problema, porque nós sabemos que ele existe, mas é difícil conceptualizar valores", explica.


O próximo passo passará por criar uma estratégia para solucionar a questão, fazendo um esforço para que essas conclusões cheguem e sejam aceites pelos alunos. O inquérito está disponível aqui.

Deixa-nos uma mensagem