Cultura 15.05.2025 11H19
No regresso aos palcos, Jorge Cruz passa pelo gnration esta sexta-feira
Após 10 anos longe da cidade dos arcebispos, o cantor apresenta o mais recente álbum editado 'Transumante’
Passaram treze anos desde que ouvimos pela última vez Jorge Cruz sozinho num disco inédito. O cantor e compositor regressa à estrada para apresentar o novo álbum, editado em 2024. Esta sexta-feira, passa pelo gnration e sobe ao palco da blackbox, pelas 21h30.
Era 2011 quando lançou Barra 90, o quarto em nome próprio e o primeiro desde o nascimento de Diabo na Cruz, ao separar-se do grupo, em 2019, afastou-se dos palcos por motivos de saúde. Em conversa com a RUM, o cantor português revela que o contacto com o público e “ir ao lugar onde elas estão” foi um dos principais motivos para voltar aos concertos. Jorge Cruz adianta que novos e antigos temas vão estar no repertório em Braga e aponta que era “importante estar com o público outra vez e recomeçar a conversa”.
O cantor passa por Braga, e outros seis locais, para apresentar ‘Transumante’, produzido em 2024. Recorda que o processo de produção deste disco “foi diferente de qualquer coisa que já fez”, com as músicas produzidas de forma autónoma e em casa, o que levou a um processo demorado. “Eu que fiz tudo e estava a aprender e a fazer ao mesmo tempo, mesmo parte mais de engenharia e mistura e não sei o quê”, aponta.
Jorge Cruz indica que o resultado foi um disco “muito pessoal, mais intimista”, numa espécie “de folk caseira, mas sempre inspirada na música de tradição portuguesa, muito ligada à ruralidade”, indicando que mora longe da cidade “há uma década”. Vinca, entretanto, ser “sobre a vida e coisas para dizer”.
O músico regressa a Braga após 10 anos para fazer um “apanhado, do que é o meu trabalho até agora”, com temas que remetem ao começo da carreira até músicas feitas para outras pessoas. Avança que haverá ainda “outra novidade que nunca editou, mas também “um bocadinho sempre com a música tradicional portuguesa”.
O sentimento, sublinha, é voltar “a um sítio onde já foi muito feliz”. Recorda que possui “muitas experiências, mesmo antes de ter uma banda” de concertos que realizou em Braga, sendo uma das primeiras ainda nos anos 1990, com a banda ‘Super Ego’. Recorda ainda uma apresentação em pelo Enterro da Gata, em 2019, num “concerto incrível e inesquecível”. “Sinto que estou muito orgulhoso da soma de coisas que tenho para dizer e do resultado final. Correu muito bem no fim (nos primeiros concertos da tournée) e estou convencido que em Braga vai ser especial”.
Ainda passa por Viseu, Vila Nova de Santo André, Sertã e Leiria.