ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Pedro Magalhães

Academia 03.09.2019 14H36

Residência universitária privada em Guimarães prevista para 2021

Escrito por Pedro Magalhães
O projecto de iniciativa privada prevê a criação de 660 camas para estudantes universitários.
Francisco Rocha Antunes, da Capital Urbano, é o coordenador do projecto e adianta quais as especificidades da nova residência

false / 0:00

Vai nascer uma nova residência universitária em Guimarães, mas privada. O novo projecto, intitulado Aldeia Contemporânea, prevê um investimento de 15 milhões de euros na implementação de 660 camas nas antigas instalações da fábrica Gabelex, na rua dos Mártires.


A antiga fábrica, situada a 650 metros do campus de Azurém da Universidade do Minho, tem cerca de 15 mil m², espaço que será utilizado para instalar quartos personalizados, zonas de estudo, refeitório, salas de televisão, cinema e gaming, ginásio, lavandaria, entre outras infraestruturas de apoio.


O projecto é da responsabilidade da Capital Urbano, empresa sediada no Porto, especialista na reabilitação urbana e que, entre outras requalificações, esteve por trás da reconstrução da Fábrica Asa, em Guimarães, e que está actualmente encarregue do restauro do Mercado do Bolhão.


Francisco Rocha Antunes é o coordenador da requalificação e adiantou, contactado pela RUM, que o projecto da nova residência nasceu de um desafio feito pela Câmara Municipal de Guimarães aos proprietários da antiga fábrica. "Os proprietários da fábrica conhecem-nos (Capital Urbano) e fizeram-nos o desafio de pensarmos na reconversão: o projecto foi primeiro aprovado pelos donos e, depois, foi apresentado à Câmara e ao Reitor da Universidade do Minho. Todos nos apoiaram no desenvolvimento porque há a sensação de que há falta de alojamento universitário em Guimarães".


O projecto, ainda numa fase inicial, está previsto entrar em funcionamento em Setembro de 2021. O objectivo do espaço residencial passa por colocar rendas com o preço de 200 euros/mês. O valor estipulado, revelou Francisco Rocha Antunes, é a pensar "na criação de uma oferta suficientemente competitiva para as famílias portuguesas".

Deixa-nos uma mensagem