Regional 13.09.2022 14H04
Novo lar em Gualtar abre portas com 30 das 50 vagas preenchidas
O espaço da responsabilidade do Centro Social Vale do Homem fica sediado na Rua da Igreja Velha.
A nova residência sénior de Gualtar, em Braga, vai iniciar a atividade na segunda-feira da próxima semana. O ‘felizMENTElar’ tem capacidade para 50 pessoas, sendo que já está assegurada a entrada de 30 utentes.
O espaço gerido pelo Centro Social Vale do Homem - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Vila Verde - fica sediado na Rua da Igreja Velha, beneficiando de uma cedência de terreno por parte da Junta de Freguesia. As obras duraram um ano e meio e foram apoiadas financeiramente pelo Banco Montepio.
Em entrevista à RUM, no dia da apresentação, o presidente da IPSS refere que este projeto surge na sequência da “necessidade de respostas para o terceiro setor em Braga”. Além disso, acrescenta que “o edifício estava devoluto há 30 ou 40 anos, completamente em ruínas”, e que “outras instituições já tinham estado lá envolvidas e o projeto nunca tinha saído do papel”.
Com 60% das vagas ocupadas, Jorge Pereira explica que a entrada dos idosos vai acontecer de forma faseada. “Queremos integrações com qualidade, de forma a que quem chegue encontre pessoas já ambientadas [ao local]”, concretiza.
Para a abertura, o Centro Social Vale do Homem conta com 33 funcionários, incluindo sete enfermeiros e três médicos. O lar terá um Centro de Reabilitação Motora com ginásio, fisioterapia, espaço de neuroestimulação, sauna, banho turco e spa.
Este é o quarto equipamento ligado a esta área da responsabilidade do Centro Social do Vale do Homem, fundado em 2006, somando ao Centro Social de Vila Verde, à Casa da Alegria, no mesmo concelho, e ao Lar das Termas, em Amares. Em breve vai dispor da Casa Mãe, no município vilaverdense, e do Clube dos Pequenos, também em Gualtar.