ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Regional 03.12.2020 18H14

Novo Mercado Municipal de Braga junta “tradição” e “modernidade”

Escrito por Tiago Barquinha
A vereadora Olga Pereira visitou esta quinta-feira o espaço.
As declarações da responsável pelo pelouro da Gestão de Conservação de Equipamentos Municipais.

false / 0:00

Um espaço virado para o futuro, mas sem esquecer o passado. É desta forma que a vereadora Olga Pereira olha para o novo Mercado Municipal, que será inaugurado este sábado.


A ‘Praça’, como também é designado o local, caracteriza-se por 15 talhos, dois deles duplos, quatro padarias e quatro espaços de charcutaria, além das bancadas para a peixaria e de 215 metros quadrados para produtores, cujo lugares necessitam de ser agendados com dois dias de antecedência. 


As principais novidades no que à oferta diz respeito relacionam-se com a existência de 12 lojas interiores e duas exteriores com diferentes produtos e com a criação da Ala da Alimentação, que será concessionada.


Para a vereadora com o pelouro da Gestão de Conservação de Equipamentos Municipais, que vistou esta quinta-feira o local, a ‘Praça’ é “uma junção entre o tradicional Mercado Municipal de Braga com a modernidade que é exigida pelo público”. 


“Permite manter 80% do espaço dedicado aos produtos frescos e, ao mesmo tempo, criar um leque de oportunidades para novos operadores, com produtos complementares e, ainda, a ala de restauração que vai consumir produtos do novo mercado", complementa.


No que diz respeito à área técnica, os comerciantes vão passar agora a dispor de arcas frigoríficas, vestiários, casas de banho, equipamentos destinados ao transporte de produtos, entre outras valências que não existiam no anterior mercado. Constituindo também uma novidade, os clientes vão poder guardar as suas compras no local, além de terem a possibilidade de fazer encomendas.



Trabalhos adicionais leva a uma derrapagem de 1,5 milhões de euros


A nível infraestrutural, apesar de o Mercado Municipal estar localizado num espaço livre, a requalificação efectuada permitiu a colocação de uma cobertura de madeira, coadjuvada por vidros duplos, que, além de proteger da chuva, faz com que não haja uma grande variação térmica.


Depois de dois adiamentos da data de inauguração e de um acréscimo de 1,5 mihões de euros em relação ao iniciamente previsto – o valor total é de 6 milhões de euros, mais 500 mil para equipamentos -, o renovado Mercado Municipal começa a funcionar este sábado.


Lembrando que, por se tratar de uma requalificação, “só no momento da obra é que se perceberam alguns problemas”, Olga Pereira refere que os trabalhos adicionais, assim como todo o projecto, “valeram muito a pena”.

Deixa-nos uma mensagem