ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UMINHO
Marcelo Hermsdorf

Academia 05.08.2025 18H22

Novo projeto da UMinho presta cuidados domiciliários a idosos dependentes

Escrito por Marcelo Hermsdorf
A spin-off Kindness & Care é primeira da Escola Superior de Enfermagem da UMinho e apoia 24h por dia o bem-estar integral de idosos e suas famílias na região. 
Palavras de Cláudia Augusto.

false / 0:00

Prestar cuidados de saúde diferenciados a pessoas idosas dependentes em domicílio e dar apoio às famílias. Este é o objetivo da Kindness & Care, primeira primeira spin-off da Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho.


O projeto estabelece uma nova abordagem aos cuidados domiciliários, combinando reabilitação, gestão da vulnerabilidade e capacitação de cuidadores. À RUM, Cláudia Augusto, responsável pela nova empresa, sublinha que o projeto pretende descentrar os cuidados realizados nas instituições e prestá-los na casa dos utentes, “onde as pessoas preferem estar”.


Acrescenta que o Kindness & Care visa uma abordagem contínua, integrada e focada no bem-estar físico, emocional e social da pessoa, em aspetos como a reabilitação e gestão da vulnerabilidade, a capacitação de cuidadores e o desenvolvimento de metodologias para a melhoria da qualidade dos cuidados e da tomada de decisão clínica. Revela ainda que o projeto foi criado a partir “das necessidades identificada naquilo que é a sociedade portuguesa, que está cada vez mais envelhecida”.


No desenvolvimento do projeto, a equipa fundadora participou no Laboratório de Empresas da TecMinho, o que permitiu validar o modelo de negócio, ajudar a “concretizar as diferentes etapas de concretização do projeto” e identificar necessidades do mercado. O estatuto de spin-off foi atribuído pela vice-reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva, e o processo teve pareceres positivos prévios dos professores Fernando Petronilho e Manuela Machado, da ESE, e da diretora do Centro de Investigação em Enfermagem, Rafaela Rosário.


Cláudia Augusto ressalta que a ligação com a Universidade decorre no conhecimento científico, que “é criado no cuidado aos idosos e às suas famílias”, e a possibilidade de os alunos da Escola Superior de Enfermagem, quer ao nível da licenciatura, quer do mestrado, realizarem estágios e “aprenderem em contexto real”.

Deixa-nos uma mensagem