ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Nacional 14.10.2020 16H52

Número de casos diário pode chegar aos 3 mil nos próximos dias

Escrito por Pedro Magalhães
Segundo estimativas do Instituto Dr. Ricardo Jorge
Declarações de Marta Temido

false / 0:00

A Ministra da Saúde admite que o número de casos de infecção por Covid-19 vai aumentar nos próximos dias. Na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica do país, que hoje regista o maior número de casos de sempre - 2072 -, Marta Temido esclareceu que o panorama só pode melhorar com a adopção de novas medidas, adiantando que estão previstos mais de 3 mil casos nos próximos dias.


"As estimativas do Instituto Dr. Ricardo Jorge, que se baseiam em modelos matemáticos, apontam para um crescimento que se pode situar nos 3 mil casos dentro de alguns dias. Mas os modelos não têm a capacidade de prever alterações que decorrem de medidas que estamos a adoptar, sejam elas de serviços de saúde ou de políticas globais, como as que foram hoje aprovadas em Conselho de Ministros", explicou.


A ministra da Saúde sublinhou ainda a diferença entre "alta clínica e quarentena" para garantir que esta última "não sofreu qualquer alteração em termos de período de tempo". Os casos que forem colocados em isolamento sem teste mantêm-se a cumprir uma quarentena de 14 dias, os casos de doença ligeira ou moderada com teste positivo passam a poder sair de casa no final de dez dias.



Testes rápidos serão utilizados

A ministra da Saúde disse que, segundo estimativas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge​, Portugal está a “enfrentar uma situação crescente que se tenderá a agravar nos próximos dias”.

A ministra adiantou ainda que o Ministério está a trabalhar na “manutenção da preparação do SNS" e no alívio da pressão hospitalar e nos profissionais de saúde. Será ainda esta quarta-feira publicada uma “nova estratégia de testes com a inclusão de testes de antigénio [testes rápidos] e com medidas de reforço" dos rastreios de contactos.

Marta Temido admitiu ainda que poderá recorrer ao serviço privado de saúde.

Deixa-nos uma mensagem