ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Rua Nova de Santa Cruz, Braga             
Inês Marinho

Regional 23.01.2017 16H09

Obras na Rua Nova de Santa Cruz preocupam Braga Ciclável

Escrito por Inês Marinho
As obras que se iniciaram na Rua Nova de Santa Cruz, a 9 de Janeiro, estão a preocupar a associação Braga Ciclável, que já manifestou o seu desagrado ao vereador Miguel Bandeira. Em causa, está a falta de desnível entre a circulação automóvel e a circulação de peões e ciclistas, prevista para a intervenção.

A reabilitação da Rua Nova de Santa Cruz e das artérias adjacentes já teve início a 9 de janeiro. De acordo com aquilo que o município apresentou aos moradores e comerciantes da zona, o local vai passar a ter uma plataforma única entre a Rua da Fábrica e a Rotunda da Universidade do Minho. No entanto, a associação Braga Ciclável apresenta algumas preocupações sobre o resultado prático da obra, uma vez que não vai haver algum desnível entre a circulação automóvel e a circulação de ciclistas e peões. Mário Meireles, representante da associação, explica que apesar da "segurança não estar em causa, a circulação vai ter obstáculos".


A preocupação da associação recai sobre os automóveis que vão passar pela rua e estacionar em zona proibida, sem controlo. A Braga Ciclável refere ainda que basta um minuto de estacionamento ilegal para que se estrague a funcionalidade da rua, já que, por experiências anteriores, "não se pode contar com o bom senso e civismo dos condutores".


A associação refere que todas as preocupações acerca do projeto foram já expostas ao vereador Miguel Bandeira, que assegurou que ainda seria possível ajustar o projeto. A Câmara Municipal de Braga garantiu ainda à Braga Ciclável que a segurança dos ciclistas, peões e automobilistas estava assegurada.


A RUM tentou obter declarações junto do vereador Miguel Bandeira acerca da situação, mas para já, sem sucesso.


Prevê-se que a obra esteja terminada num prazo de nove meses.

Deixa-nos uma mensagem