Regional 23.01.2017 16H09
Obras na Rua Nova de Santa Cruz preocupam Braga Ciclável
As obras que se iniciaram na Rua Nova de Santa Cruz, a 9 de Janeiro, estão a preocupar a associação Braga Ciclável, que já manifestou o seu desagrado ao vereador Miguel Bandeira. Em causa, está a falta de desnível entre a circulação automóvel e a circulação de peões e ciclistas, prevista para a intervenção.
A reabilitação da Rua Nova de Santa Cruz e das artérias adjacentes já teve início a 9 de janeiro. De acordo com aquilo que o município apresentou aos moradores e comerciantes da zona, o local vai passar a ter uma plataforma única entre a Rua da Fábrica e a Rotunda da Universidade do Minho. No entanto, a associação Braga Ciclável apresenta algumas preocupações sobre o resultado prático da obra, uma vez que não vai haver algum desnível entre a circulação automóvel e a circulação de ciclistas e peões. Mário Meireles, representante da associação, explica que apesar da "segurança não estar em causa, a circulação vai ter obstáculos".
A preocupação da associação recai sobre os automóveis que vão passar pela rua e estacionar em zona proibida, sem controlo. A Braga Ciclável refere ainda que basta um minuto de estacionamento ilegal para que se estrague a funcionalidade da rua, já que, por experiências anteriores, "não se pode contar com o bom senso e civismo dos condutores".
A associação refere que todas as preocupações acerca do projeto foram já expostas ao vereador Miguel Bandeira, que assegurou que ainda seria possível ajustar o projeto. A Câmara Municipal de Braga garantiu ainda à Braga Ciclável que a segurança dos ciclistas, peões e automobilistas estava assegurada.
A RUM tentou obter declarações junto do vereador Miguel Bandeira acerca da situação, mas para já, sem sucesso.
Prevê-se que a obra esteja terminada num prazo de nove meses.