Cultura 21.09.2022 15H56
Obras no Mosteiro de Tibães devem terminar no início de 2023
Intervenção orçada em 249 mil euros é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.
As obras de reabilitação do Mosteiro de Tibães deverão estar concluídas no início do próximo ano. A informação foi avançada em comunicado às redações esta quarta-feira.
A intervenção orçada em 249 mil euros é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020. A obra foi adjudicada à empresa Signinum - Gestão de Património Cultural, Lda.
A obra na cobertura da igreja prevê uma forte melhoria da capacidade para uma mais eficaz condução e escoamento das águas pluviais. Esta intervenção também vai permitir assegurar a preservação do espólio artístico existente no interior da igreja.
Recorde-se que na última informação adiantada aos meios de comunicação social, indicava que as obras estariam terminadas em 180 dias, ou seja, no final deste ano.
O Mosteiro de Tibães está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e aguarda a reclassificação como Monumento Nacional. Desde 1986 que o imóvel tem vindo a ser recuperado e reabilitado, dado o profundo estado de degradação em que se encontrava.