Cultura 04.06.2025 15H38
Orquestra de Dispositivos Eletrónicos junta-se a Angélica Salvi num concerto "surpreendente"
A harpista adianta que o espetáculo utiliza a linguagem soundpainting, em que a música é improvisada e depende dos gestos dos músicos. Tem lugar este sábado, pelas 22h00, no gnration.
A Orquestra de Dispositivos Eletrónicos realiza este sábado um concerto sob o comando da harpista e compositora Angélica Salvi, numa apresentação que a responsável resume como “surpreendente para o público e para os próprios músicos”. O espetáculo tem lugar no pátio exterior do espaço bracarense a partir das 22h00.
Aos microfones da RUM, Angélica Salvi, adianta que o espetáculo utiliza a linguagem soundpainting, em que a música é improvisada e depende dos gestos dos músicos num “jogo”. A responsável sublinha que os movimentos que faz são “interpretados” pelos músicos criando “uma composição em tempo real”.
Angélica Salvi aponta que tem realizado junta da Orquestra um trabalho “duas vezes por mês” para explorar as possibilidades geradas através dos gestos. “Cada um dos artistas tem dispositivos diferentes e a partir daí têm desenvolvido uma linguagem própria”, sublinhando que os músicos trabalham a partir do material gravado para decidir o que vai ser apresentado.
Recorda que o projeto convida anualmente uma pessoa diferente para dirigir a orquestra e que já tinha sido convida, mas não conseguiu aceitar. Agora, resolveu trabalhar junto do coletivo esta linguagem, “uma técnica aberta”, que também é utilizada na dança, teatro e nas artes visuais.