ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Regional 30.07.2020 19H47

PAN entrega árvores que não se enquadram na Avenida dos Lusíadas

Escrito por Vanessa Batista
Autarquia aceitou o simbolismo da iniciativa mas refere que as 12 árvores abatidas nos últimos dias na Avenida dos Lusíadas não poderão ser substituídas pelos 12 Carvalhos.

Num gesto simbólico que representa as 12 árvores abatidas nos últimos dias na Avenida dos Lusíadas, a Comissão Política Concelhia do PAN Braga entregou 12 carvalhos na Câmara Municipal de Braga.  


Tiago Teixeira, porta-voz da Comissão Política Concelhia do PAN Braga, defende que "existiam condições para o projecto ser levado avante sem o abate de árvores". A comitiva sensibilizou o vereador do Urbanismo e o Engenheiro silvicultor da autarquia, de modo a evitar o abate das 40 árvores previstas no projecto de requalificação da Variante da Encosta.


"Esperamos que tenha surtido efeito e que os técnicos estejam disponíveis para avaliar outras soluções de forma a que este episódio seja uma excepção e não uma regra na cidade de Braga", afirma. Tiago Teixeira destaca, para além do impacto ambiental, o impacto social, uma vez que a Avenida dos Lusíadas não terá sombra durante vários anos. 


O porta voz recorda que existe um défice de árvores não só na cidade dos arcebispos como em todo o país. 


Os 12 carvalhos foram entregues às mãos do vereador com o pelouro do Urbanismo, Miguel Bandeira, que acolhe o simbolismo da iniciativa, porém "terão de ser árvores de outro tipo" aquelas que serão plantadas na Avenida dos Lusíadas. O município dará prioridade a espécies em que as raízes penetram em profundidade no solo, caso contrário "iria rapidamente desintegrar o pavimento da nova ciclovia e do espaço pedonal que obedece já às regras de circulação universal para pessoas com dificuldades de locomoção".


As árvores entregues pelo Partido das Pessoas, Animais e Natureza serão plantadas no Monte Picoto, este Outono. 


Recorde-se que o projecto preconiza um investimento de 3 milhões de euros, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020.


O vereador frisa que as árvores serão substituídas. "O que foi indicado pelos projectistas é que o saldo será zero", assegura. Quando questionado pela RUM sobre o local onde serão repostas estas árvores o vereador com o pelouro do Urbanismo adianta apenas que "não serão replantadas exactamente nos mesmos locais". 



Abate de árvores pode voltar a ser uma realidade com a ligação por metro entre Braga e Guimarães. 


Existe a possibilidade das cidades de Guimarães e Braga passarem a contar com uma ligação ferroviária por metro à superfície. Uma obra que ficará sob a responsabilidade do Gabinete de Crise e da Transição Económica do município vimaranense.


Miguel Bandeira enfatiza que o impacto ambiental de uma ferrovia vai "minimizar todo o processo ambiental", visto que irá substituir a circulação rodoviária. Contudo, o vereador não esconde que devido à necessidade de abrir linhas e construir estações "provavelmente vamos nos defrontar, mais uma vez, com este problema (do abate de árvores)", no futuro. 



Deixa-nos uma mensagem