ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Município de Braga
Redação

Cultura 06.04.2024 09H30

Orquestra Parkinsound regresssa para concerto 'ON'

Escrito por Redação
Espetáculo acontece no Espaço VIta, a 11 de abril.

Pedro Santos, músico, e Margarida Rodrigues, médica neurologista, voltam a reunir a Parkinsound para um concerto 'ON'. Trata-se da primeira orquestra mundial composta por músicos que, na sua maioria, aprenderam a tocar instrumentos já depois de lhes ter sido diagnosticada doença de Parkinson.


Pedro Santos é o responsável pela direção artística, e Margarida Rodrigues, pela direção clínica. Ambos são os fundadores desta orquestra pioneira, que cruza a investigação médica com a música.


O concerto prevê ainda o lançamento da nova marca da Orquestra Parkinsound, criada pela Wonder/Why. "O novo símbolo representa a fusão entre o tremor incapacitante de mãos e o movimento artístico das mãos de um maestro. Revela a capacidade que a orquestra tem de transformar o tremor da doença em música e esperança. O vermelho, escolhido para o símbolo, é a cor que identifica a luta contra esta doença, a nível mundial", lê-se em comunicado enviado às redações.


Recorde-se que o projeto nasceu há cerca de quatro anos e foi distinguido com o prémio de melhor trabalho de investigação clínica pela Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento.


A entrada é gratuita, sendo limitada à lotação do espaço. 

Deixa-nos uma mensagem