Regional 01.10.2024 11H13
Paulo Cunha: "Rodrigues e Araújo dão garantias de serem os candidatos mais bem colocados para ganhar as eleições”
Distrital de Braga do PSD aprovou os nomes de João Rodrigues e Ricardo Araújo para encabeçar as listas das Autárquicas 2025, em Braga e Guimarães, respetivamente. Falta a validação dos órgãos nacionais do partido.
O presidente da distrital de Braga do PSD acredita que João Rodrigues, em Braga, e Ricardo Araújo, em Guimarães, eram os candidatos mais bem colocados para vencer as eleições.
Depois de aprovados pelas concelhias, os nomes foram “aprovados por unanimidade e aclamação” pela distrital, faltando ainda a luz verde dos órgãos nacionais do PSD.
“São duas personagens que reúnem todas as condições, quer do ponto de vista pessoal, do percurso profissional e político. Duas pessoas que conhecem muito bem os respetivos conselhos e que nos dão garantias de serem os candidatos mais bem colocados para ganhar as eleições”, disse, em entrevista à RUM, Paulo Cunha.
Em Braga, “é sabido que Ricardo Rio, quando chegou à Câmara em 2013, introduziu uma verdadeira revolução no ponto de vista da gestão municipal e do redimensionamento do concelho no contexto global”. Nesse sentido, “João Rodrigues tem, obviamente, a ambição de dar sequência a esse propósito”. “A sucessão a Ricardo Rio é uma sucessão exigente e obrigou-nos também a que o critério fosse, obviamente, um critério elevado, porque a gestão de Braga está num patamar muito alto”, justificou Paulo Cunha, considerando que “o próximo presidente de Câmara, João Rodrigues, tem a ambição legítima e as condições todas para dar continuidade a essa forma de gestão”.
Em Guimarães, o social democrata lamenta que se tenha percorrido o caminho inverso, sendo agora uma cidade “que foi perdendo dinamismo, protagonismo, população e posicionamento no contexto global”. “É preciso inverter essa tendência e Ricardo Araújo tem dado sinais claros de que é a única pessoa com condições para inverter a tendência em Guimarães”, apontou.
A validação dos nomes dos candidatos autárquicos no distrito de Braga é um processo dinâmico, não havendo uma data limite para a apresentação de nomes por parte das concelhias.