Cultura 05.07.2022 07H00
Plataforma permite visita virtual a museus de Braga e Guimarães
Direção Regional de Cultura do Norte é parceira em projeto que disponibiliza visita virtual aos museus D. Diogo de Sousa, Biscainhos e Alberto Sampaio.
Os museus de Braga e Guimarães geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte vão passar a ser visitados também em formato virtual já a partir desta terça-feira, 5 de julho. Nesta fase experimental destacam-se o Museu D. Diogo de Sousa, o Museu dos Biscainhos, o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança.
O desafio partiu de uma empresa da área - DKS Studio - que pretende alargar esta valência a outros museus portugueses.
Segundo Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, estes museus foram disponibilizados como “laboratório” à empresa DKS Studios que lançou o desafio. “É mais uma forma de tornar acessível o património, uma forma de os museus serem valorizados, terem uma divulgação diferente do tradicional e contribuírem também para uma atualização das suas coleções nas plataformas digitais”, realça a responsável em declarações à RUM.
As experiências destinam-se a todo o tipo de visitantes, inclusivamente pessoas com incapacidades visuais e auditivas.
A plataforma MuseusPortugal.pt está disponível em museusportugal.pt. Pretende contribuir para a criação de uma experiência única, abrindo um mundo imersivo de experiências, informações, vídeo e conteúdos 3D para os museus nacionais.
Com a integração de Realidade Aumentada através de uso de aplicativo móvel para smartphone ou tablet, os visitantes experienciarão a sobreposição de imagens interativas à visão da realidade. Segundo a nota enviada à RUM, os visitantes terão ainda acesso a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço, uma obra de arte ou um artefacto, onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objetos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que o acompanhará por vários pontos de interesse nos espaços a visitar.