ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Manuel de Almeida / Lusa  
Redação

Nacional 15.08.2025 12H26

Portugal ativa Mecanismo Europeu de Proteção Civil para combate aos incêndios 

Escrito por Redação
O Mecanismo Europeu de Proteção Civil ajuda os países da UE e países terceiros a dar resposta a emergências, como catástrofes naturais, crises sanitárias ou conflitos.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, anunciou esta sexta-feira que Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil no âmbito do combate aos incêndios.


O Mecanismo Europeu de Proteção Civil ajuda os países da UE e países terceiros a dar resposta a emergências, como catástrofes naturais, crises sanitárias ou conflitos. Sempre que uma emergência sobrecarrega as capacidades de resposta do país, este pode acionar este mecanismo. Num briefing na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, para dar conta da evolução dos incêndios que assolam o país, Mário Silvestre disse que Portugal será o sétimo país a ativar o mecanismo.


Entre 2007 e 2019, este mecanismo foi ativado em média 6,5 vezes, em 2020 uma e em 2021 foi ativado nove vezes, segundo informação da Comissão Europeia.


Ontem, o comandante nacional da Proteção Civil já antevia que pudesse ser necessário recorrer a este mecanismo caso Portugal não conseguisse prolongar a permanência dos dois aviões Canadair de Marrocos. "Iremos avaliar, mas, em princípio, se Marrocos continuar a manter essa disponibilidade, não iremos fazer essa ativação, uma vez que, inclusivamente, já temos os outros dois Canadair operacionais", disse esta quinta-feira, Mário Silvestre.


(em atualização)


c/ ECO e SIC Notícias

Deixa-nos uma mensagem