ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 12.02.2024 15H04

Praça do Município. Concurso para alugar equipamentos de eventos em análise

Escrito por Vanessa Batista
Episódio volta a ser emitido às 20h00 na antena da Universitária.

A abertura de um concurso público destinado ao aluguer de equipamentos para eventos esteve em destaque no ´Praça do Município`. Recorde-se que na passada segunda-feira, o executivo aprovou, com o voto contra do PS e a abstenção da CDU, a abertura de um concurso público para o aluguer de equipamentos para os cerca de 50 eventos que têm lugar na cidade dos arcebispos, durante o ano de 2024, com um valor base superior a 2 milhões de euros.


O concurso público divide-se em sete lotes: som, luz e serviços técnicos; geradores; tendas, palcos e estruturas de apoio; stands; muralha; sanitários e afins; e bancadas.


Para Carlos Almeida o estilo de governação da coligação Juntos por Braga “vive muito de folclore” colocando em causa das "opções de governação" do executivo de direita. O comentador fala da necessidade de a autarquia apresentar estudos que comprovem qual a melhor opção: compra ou aluguer destes equipamentos. 


"Naturalmente, depois de passarmos um ano com um dos modelos em execução, torna-se mais fácil fazer comparações", refere. 


Já Carlos Neves defende a política de eventos da cidade, uma vez que tem dado "bons frutos a todos os níveis, e recusa a premissa apresentada por Carlos Almeida de que poderá estar a afetar o equilíbrio, nomeadamente, de investimentos prioritários. "A cidade tem falta de alguns investimentos em infraestruturas, a mobilidade é talvez o mais evidente, mas não é por causa dos eventos que tem essas necessidades", frisa. 


Jorge Cruz, que durante 20 anos liderou o Parque de Exposições de Braga, apresenta uma sugestão que recai sobre um modelo misto de aluguer e compra que poderia beneficiar a própria InvestBraga. 


"Principalmente aquele material de desgaste rápido é importante que seja alugado. O mesmo acontece com os materiais de grande precisão que precisa de técnicos. Agora, há um tipo de material que, provavelmente, a Câmara poderia rentabilizar até a compra e ganhar algum dinheiro. A InvestBraga poderia fornecer serviços e rentabilizava os equipamentos", adianta.


- A ÚLTIMA EDIÇÃO DO PRAÇA DO MUNICÍPIO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL AQUI - 


Deixa-nos uma mensagem