Regional 14.10.2024 16H39
Praça do Município regressa para 18ª temporada
A escolha do candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Braga deu que falar no regresso do programa de debate político da RUM, Praça do Município.
A escolha do candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Braga deu que falar no regresso do programa de debate político da RUM, Praça do Município. Nesta 18ª temporada, os comentadores analisam a atualidade política local, nomeadamente, as movimentações para as próximas autárquicas, agendadas para 2025.
Jorge Cruz lamenta que os problemas internos do PSD tenham sido expostos na praça pública e levanta mesmo a questão sobre se haverá coligação no próximo ano, visto que em entrevista à Universitária, Altino Bessa, do CDS/PP, deixa em aberto uma possível saída dos centristas e entrada da Iniciativa Liberal.
"O PSD escolheu o candidato, foi um processo um bocado conturbado, mas conturbado de uma forma um bocadinho, digamos, estranha. Mas vai haver coligação? É uma das questões que se coloca a julgar pelas declarações que têm surgido na comunicação social. Uma das partes da coligação, pelo menos, admite não continuar", questiona.
Já Carlos Almeida, em jeito de provocação, ironiza com a situação interna no PSD, visto que no passado João Granja dissecou a mesma situação, na altura da saída de Mesquita Machado. "Este não é o mesmo João Granja que, em 2012, falava da agitação que acontecia no Partido Socialista. Para o João Granja da época, isso era uma animação. Eu queria ver um João Granja animado agora também, a falar de todos os dilemas, falta de consenso, divisões e divergências internas do PSD", refere.
Na resposta, João Granja considera que chegará o tempo de comentar as guerras internas do PS, nomeadamente, entre Pedro Sousa e Artur Feio. O comentador lamentou ainda o facto de o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, ter tornado pública a sua posição sobre a escolha do nome para as próximas legislativas, antes de abordar a questão na Comissão Pública de Secção. "Não estava à espera", confessa.
Os comentadores do Praça do Município fizeram uma avaliação ainda das obras realizadas até ao momento, sendo que para alguns membros do painel, as expetativas foram defraudadas. Para 2025, é esperado o arranque de várias empreitadas na cidade. Para conhecer depois das 20h00, na antena da Universitária ou em podcast.