ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redacção

Regional 28.06.2019 17H59

Praia Fluvial de Adaúfe volta a hastear bandeira azul

Escrito por Redacção
É a única do município de Braga com este título. TUB retomam o trajecto em direcção ao local a partir de sábado.
Declarações de Agostinho Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe, e de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a propósito do hastear da bandeira azul na Praia Fluvial de Adaúfe.

false / 0:00

A bandeira azul foi hasteada, esta sexta-feira, na Praia Fluvial de Adaúfe pela quarta vez consecutiva. A distinção, que é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, tem como base vários critérios, entre os quais a qualidade da água e a educação ambiental.


A época balnear já está em andamento. Para o Verão de 2019, em relação ao ano anterior, foram tomadas algumas medidas: o melhoramento da acessibilidade ao local, um maior incremento no tratamento de resíduos, com ecopontos, e a criação de estruturas flutuantes para a prática de desportos aquáticos.


No entender de Agostinho Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe, é importante que este incremento de requalificação e de construcção de novas plataformas seja regular. “É feito um upgrade anual consoante as necessidades e as deficiências que se vão notando. São colmatadas ano após ano, tentando servir da melhor forma quem frequenta a praia”, acrescentou.


Para a época balnear do próximo ano, uma das apostas do município é o alargamento do estacionamento em quatro mil metros quadrados. O autarca Ricardo Rio confirmou que já foi “formalizada a negociação”, faltando apenas a escritura para que o projecto seja elaborado e, consequentemente, avance a realização da obra. “Julgo que na próxima época balnear já estará perfeitamente em funcionamento”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal.


Possível sobrelotação da praia preocupa Ricardo Rio


Apesar de estar satisfeito com o reconhecimento que tem sido feito à Praia Fluvial de Adaúfe, Ricardo Rio considera que pode ser prejudicial a afluência em massa da população ao mesmo espaço no pico do Verão. Nesse sentido, a ideia do executivo municipal é “diluir a pressão que existe” na praia, criando “outras alternativas”.


O edil deu o exemplo de alguns espaços balneares, recentemente intervencionados, como a Praia Fluvial de Merelim S.Paio e a margem do Cávado, junto à Ponte do Bico, que podem ser também um destino escolhido pelas pessoas. Ricardo Rio disse ainda que não sabe se é possível haver mais praias com bandeira azul no município de Braga no futuro, mas, no seu entender, seria "ótimo se isso acontecesse".


A partir deste sábado, os Transportes Urbanos de Braga voltam a fazer o circuito entre a Avenida Central e a Praia Fluvial de Adaúfe. O percurso será feito até 1 de Setembro, através de oito ligações diárias, entre as 10 e as 19 horas.


A zona balnear de Adaúfe é reconhecida com a distinção de Bandeira Azul desde 2016, sendo que, este ano, a Associação Bandeira Azul da Europa galardoou 378 locais em solo português. Os critérios utilizados para a atribuição deste título são a informação e a educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços.


TBG

Deixa-nos uma mensagem