ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Internacional 17.05.2022 08H55

Presidente da Ucrânia saúda retirada de 264 militares da fábrica de Azovstal

Escrito por Redação
Destes, 53 foram transportados para um centro médico na cidade ucraniana de Novoazovsk, controlada por russos. Outros 211 soldados seguiram em direção a Yelenovka, na Rússia, através de um corredor humanitário.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, saudou a retirada de 264 militares da fábrica Azovstal na cidade de Mariupol na segunda-feira à noite, na sequência do cessar-fogo acordado com Moscovo.


Destes, 53 foram transportados para um centro médico na cidade ucraniana de Novoazovsk, controlada por russos. Outros 211 soldados seguiram em direção a Yelenovka, na Rússia, através de um corredor humanitário.

A retirada foi possível "graças às ações dos militares ucranianos, das Forças Armadas da Ucrânia, dos serviços de informação, da equipa de negociação, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e das Nações Unidas (...). Entre eles estão feridos graves, que estão a receber ajuda médica", sublinhou.

Zelensky salientou que "a Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos". "Este é o nosso principal objetivo", acrescentou, explicando que o trabalho prosseguia "para os fazer regressar a casa, um trabalho que requer delicadeza e tempo".


O Presidente ucraniano participou numa reunião, na segunda-feira, com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, "sobre como acelerar a prestação de assistência financeira à Ucrânia, dado o défice orçamental do Estado durante a guerra", de acordo com um comunicado da presidência.

Zelensky explicou também, no habitual discurso noturno, que as autoridades ucranianas estão a trabalhar para acelerar a integração da Ucrânia na UE e para que as sanções contra a Rússia sejam alargadas.



c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem