Nacional 25.04.2025 11H13
Primeiras eleições livres em Portugal realizaram-se há 50 anos
O que diziam os portugueses nas filas de voto? A RUM recupera um conjunto de testemunhos do Arquivo RTP
Realizavam-se há precisamente cinquenta anos as primeiras eleições livres em Portugal. Um ano após o golpe que derrubou a ditadura, milhões de portugueses eram chamados para eleger os seus representantes.
As eleições para a Assembleia Constituinte, também conhecidas por eleições constituintes, foram as primeiras eleições livres com sufrágio universal. Elegeram os 250 deputados da Assembleia Constituinte, e tiveram a maior participação de sempre.
O principal objetivo foi a eleição de uma Assembleia com o fim de escrever uma nova Constituição para substituir a do regime do Estado Novo — a Constituição de 1933. O parlamento eleito tinha um mandato único de um ano.
Os resultados deram maioria aos partidos do centro: Partido Socialista e Partido Popular Democrático. A Assembleia Constituinte entrou em funções em 2 de junho de 1975 e foi dissolvida em 2 de abril de 1976, data de conclusão dos trabalhos de elaboração da Constituição.
A RTP realizou uma emissão que durou mais de trinta horas, recolhendo inúmeros testemunhos, um pouco por todo o país, dando a voz a muitos dos que participaram na votação, mesmo sem saber ler ou escrever. O símbolo foi a referência para muitos deles.