ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Academia 04.07.2019 11H07

Primeiro supercomputador do país fica instalado em Riba D'Ave

Escrito por Elsa Moura
Inauguração está agendada para esta sexta-feira e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Palavras de António Cunha, DTX e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro por ocasião da assinatura do protocolo entre UMinho e FCT

false / 0:00

O supercomputador, cedido pela Universidade do Texas, em Austin (EUA) à Fundação para a Ciência Tecnologia (FCT) vai ser inaugurado esta sexta-feira, no centro de dados de Riba D’Ave, na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 


Trata-se do primeiro supercomputador em funcionamento no nosso país e vai permitir o arranque do Minho Advanced Computing Centre (MACC), da FCT em parceria com a UMinho. 


Ao contrário do que estava previsto inicialmente, o supercomputador não vai ficar instalado no campus de Gualtar da instituição de ensino superior minhota. 


O supercomputador vem facilitar e estimular a actual participação de Portugal nas diferentes redes e consórcios europeus envolvidos no desenvolvimento e na utilização de computação, e está instalado no datacentre da REN.

Está a ser operado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, em parceria com a Universidade do Minho. A apresentação, na sexta-feira, estará a cargo de António Cunha, do DTX.


O investigador da UMinho não tem dúvidas que o supercomputador vai gerar valor na economia. "Estes centros nucleiam empresas que trabalham com estas tecnologias. Não tenho qualquer dúvida, este centro vai ser um sítio de ciência, de desenvolvimento científico e bom para a universidade", defende António Cunha. Na opinião do responsável do DTX, o espaço será também atractivo para economia baseada na análise de dados, na geração de valor, em virtualização e digital de processos que hoje são feitos de uma forma física e que podem ser feitos mais rapidamente numa forma virtual", assinalou também António Cunha, no final de 2017 por ocasião da assinatura do protocolo entre a UMinho e a FCT.


Também o Reitor da UMinho considera que esta nova valência vai atrair empresas para a região. Rui Vieira de Castro referiu que a estrutura "vai potenciar a actividade de investigação e permitir em muitas áreas passar para outros níveis de computação que hoje não estão acessíveis". Além disso, a estrutura vai "permitir atrair empresas e disponibilizar serviços relevantes para o desenvolvimento das empresas que já estão instaladas na região", explicou.


O acordo para a instalação do supercomputador no centro de dados de Riba D’Ave é tripartido entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Universidade do Texas-Austin e a Universidade do Minho.


O Centro de Computação Avançada do Minho (MAAC), Minho Advanced Computer Center será uma infraestrutura para servir a comunidade científica, bem como o tecido económico.

Deixa-nos uma mensagem