ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Universidade do Minho             
Inês Marinho

Academia 31.01.2017 10H12

Professores da UMinho dão dicas para os exames

Escrito por Inês Marinho
A RUM foi até à Universidade do Minho falar com alguns docentes das várias escolas para perceber como devem os universitários lidar com os exames e ansiedade dos mesmos.

Os professores também já passaram pela fase de exames quando eram alunos na universidade. Mas como é que lidavam com esta altura, que faz parte do processo académico e pode provocar grande ansiedade? A RUM foi ao Instituto de Ciências Socias, à Escola de Direito e à de Enfermagem perceber o que os docentes têm a dizer.


Luís Santos, docente do Instituto de Ciências Sociais, frisou que o descanso "é essencial", assim como "estar tranquilo com a matéria". O professor defende que quando a paciência diminui, os alunos podem não estar aptos ao desafios colocados.


Armando Morais, docente de Direito, está certo de que a tranquilidade é o trunfo para qualquer aluno suceder num exame, ou até mesmo na vida. Estudar é, para o professor, o melhor truque para suceder num exame.


Rui Novais, professor na Escola de Enfermagem, concorda com o docente Luís Santos quando diz que "uma boa noite de repouso e sono na véspera do exame" é a melhor maneira de lidar com este período de avaliação. "O desgaste intelectual que este percuso provoca" exige a que o organismo repouse. Depois do repouso, o professor acredita que o aluno vai estar mais preparado para o exame. No que diz respeito à ansiedade, Rui Novais garante que a ansiedade nos mantém alerta, mas que "níveis extremos de ansiedade são inimigos do estudante". Porém, se o estudante tiver a metéria toda estudada no dia do exame, a ansiedade "será diminuida".

Deixa-nos uma mensagem