ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Vanessa Batista

Regional 28.11.2019 18H02

"Programa Inclui" ajuda pessoas com incapacidades a ter vida digital

Escrito por Vanessa Batista
O programa é da responsabilidade da Fundação Altice que vai trabalhar em parceria com uma centena de IPSS do país.

A Fundação Altice escolheu a cidade dos arcebispos para lançar o "Programa Inclui". A sessão, que teve lugar no Espaço Vita, visou a apresentação de ferramentas que permitem uma maior igualdade e inclusão na sociedade de pessoas com necessidades especiais. O "Programa Inclui" pretende garantir o acesso à comunicação através de soluções tecnológicas totalmente desenvolvidas em universidades e politécnicos portugueses. 


Os dispositivos foram apresentadas pelo presidente executivo da Altice. Alexandre Fonseca deu os exemplo do "Magic Eye", um computador que pode ser controlado através do olhar desenvolvido para tetraplégicos. Já o "Magic Contact" é uma aplicação destinada a pessoas que têm dificuldade em utilizar teclados. Outra das opções passa pelo "Áudio Zapping" que torna possível mudar de canal utilizando apenas a voz.


Softwares e hardwares que podem custar entre 5 a 8 mil euros, no entanto a Fundação Altice vai disponibilizar a aproximadamente uma centena de IPSS estes equipamentos a "custo zero" ou com "descontos até 80%". Os materiais em questão são destinados a pessoas com incapacidades superiores a 60%. 


Outra das vertentes do "Programa Inclui" passa por diminuir até 50% o acesso a produtos. Para isso basta levar um comprovativo do grau de incapacidade. 


Alexandre Fonseca destacou também o papel fundamental das academias portuguesas responsáveis pelo desenvolvimento destas tecnologias. Neste caso concreto, a Fundação Altice trabalhou de perto com o Instituto Politécnico da Guarda.


Já para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, estas ferramentas espelham bem as "necessidades sentidas no terreno". O edil deixou a garantia de que a autarquia irá fazer "eco" destas boas práticas junto das associações bracarenses para que as mesmas possam usufruir destas soluções. 


A cerimónia foi o momento escolhido para apresentar o embaixador da Fundação Altice, Tony Carreira.

Deixa-nos uma mensagem