Regional 10.02.2020 18H23
"Projecto do Tramway pode estar consolidado daqui a 20 anos"
Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, acredita que o projecto do Tramway do quadrilátero urbano "tem todas as condições de sucesso".
O presidente da Câmara de Guimarães acredita que o projecto do Tramway que vai unir os municípios do quadrilátero urbano [Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos] pode ficar concluído dentro de 20 anos.
O projecto para a construção de um Tramway - transporte público que é um misto entre metro de superfície e o elétrico -, já se discute há alguns anos mas foi recentemente objecto de discussão pública em Guimarães. A partir dessa discussão, Domingos Bragança reuniu-se com elementos do Ministério da Economia e, do encontro, referiu hoje que o projecto "tem todas as condições de sucesso".
O autarca alertou que os resultados do projecto não podem ser exigidos "dentro de um ou dois anos" e apontou duas metas: "Temos de começar já para ver se daqui a 10 anos temos alguma coisa com substância e para daqui a 20 ver o projecto consolidado".
A primeira fase, referiu, passa por fundamentar o projecto com estudos e criar "canais dedicados, para que o tramway se faça fora do congestionamento do trânsito automóvel". O autarca ressalvou que a primeira ligação ferroviária terá de ser feita entre Guimarães e Braga, e só depois entre os restantes municípios, e revelou a vontade do concelho de Vieira do Minho em pertencer ao circuito.
A implementação do Tramway já foi apontada para ter um custo a rondar os 50 milhões de euros. O projecto concorrerá ao novo quadro comunitário Portugal 2030.