ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 14.12.2021 18H38

PS. Concelhia Barcelos pede retirada de confiança política a Joaquim Barreto

Escrito por Vanessa Batista
13 dos 14 líderes das concelhias do PS já reagiram ao comunicado "repudiando o seu conteúdo" e manifestando solidariedade com a decisão do presidente da Federação, Joaquim Barreto e à candidata que representa o concelho de Barcelos, Anabela Real.
Declarações do porta-voz da concelhia de Barcelos, Nelson Brito, e do presidente da Federação Distrital, Joaquim Barreto.

false / 0:00

A concelhia de Barcelos do PS pediu para retirar a confiança política ao presidente da Federação distrital de Braga e candidato a deputado Joaquim Barreto. A decisão deve-se ao facto de a distrital ter retirado o nome de Manuel Mota, socialista indicado por Barcelos para integrar a lista do círculo eleitoral de Braga, pelo nome de Anabela Alves que recentemente foi candidata a presidente das mulheres socialistas do distrito.


No comunicado enviado às redações pela concelhia de Barcelos, pode ler-se que "Joaquim Barreto e Anabela Real violaram os mais elementares princípios éticos e democráticos, sujeitando camaradas com percurso público prestigiado e a maior secção nacional do Partido Socialista a um processo, que se provou ser sectário, antidemocrático e indigno de um atual deputado à Assembleia da República e putativos candidatos nas legislativas de janeiro próximo".


De acordo com o documento assinado pelo porta-voz Nelson Brito, esta não é uma situação nova, visto que nas legislativas de 2019 o líder da distrital "demonstrou atitude similar". "Insiste numa prática política que tem

fragilizado o Partido Socialista no distrito, como o demonstrou a ingerência no processo autárquico em Barcelos, com a perda da câmara municipal e a consequente vitória do PSD, que passou, assim, a líder 3 das 4 grandes

câmaras do distrito de Braga", refere.


Ora, em declarações à RUM, Nelson Brito, da concelhia de Barcelos, declara que em breve deverá ocorrer uma nova reunião do secretariado concelhio para analisar a situação e tirar conclusões.


Nelson Brito acrescenta que a concelhia não pretende "criar polémicas", mas sim "defender posições de princípio que em primeiro lugar têm de ser discutidas dentro dos órgãos do partido e só depois podem e devem ser expostas publicamente".



Líder da Federação Distrital evoca lei da paridade.


Ouvido pela Universitária, Joaquim Barreto esclarece que a decisão tomada, substituição de Manuel Mota por Anabela Alves, deve-se ao facto de a lista de candidatos pelo Partido Socialista ao círculo eleitoral de Braga ter de respeitar o equilíbrio de género.


Joaquim Barreto declara aos microfones da RUM que o presidente da concelhia de Barcelos, Miguel Costa Gomes, "já sabia que Guimarães e Famalicão tinham indicado um homem, sendo que têm mais votos", logo estão à frente da cidade dos galos. "O expectável era que o presidente da concelhia indicasse uma mulher. Não o fez. Fomos buscar a mulher que foi votada na comissão política concelhia com quatro votos de diferença do homem que venceu. Não há nenhuma discriminação, muito pelo contrário", conclui.


Joaquim Barreto carateriza a posição tomada pela concelhia de Barcelos como "antidemocrática".


Entretanto, 13 dos 14 líderes das concelhias do PS reagiram ao comunicado "repudiando o seu conteúdo, com o objetivo de repor a verdade e manifestando solidariedade com a decisão do presidente da Federação, Joaquim Barreto, dos órgãos distritais e com a candidata que representa o concelho de Barcelos, Anabela Real".


Os socialistas defendem que “não pode o presidente da concelhia de Barcelos arrogar-se no direito de impor ao distrito o seu pensamento único quando a solução encontrada respeita o peso da sua concelhia e vai buscar

a candidata mais votada num processo eleitoral interno onde estavam em causa mais 5 opções. Barcelos, como todo o distrito, está representado e bem representado e estamos conscientes de que os socialistas e os cidadãos barcelenses saberão reconhecê-lo.”


O comunicado termina concluindo que “a lista conjuga todas as variáveis e garante o equilíbrio

entre concelhias, fruto do seu peso eleitoral, a igualdade de género e as questões de natureza

geracional pelo que estamos solidários com a Federação Distrital e com o Presidente Joaquim

Barreto e com a proposta de Lista que teve tão amplo apoio das estruturas do Partido Socialista.” 


A RUM tentou contactar o porta-voz da concelhia de Guimarães, Luis Soares, não sem sucesso.



Fique a conhecer aqui a lista completa do PS pelo distrito de Braga.

Deixa-nos uma mensagem