Regional 28.12.2021 13H26
PS sugere requalificação e classificação do Fontanário da Rua Andrade Corvo
Presidente da autarquia, Ricardo Rio, referiu que já existe um projecto para recuperar o jardim onde está inserido o fontanário, aguardando aval da Direcção Regional de Cultura do Norte, mas adiantou que não está prevista a classificação do monumento.
O vereador do Partido Socialista, Adolfo Macedo, criticou, esta segunda-feira, na reunião do executivo bracarense, o estado de abandono a que está sujeito o património municipal, em Braga.
À margem da votação para a classificação da Fonte do Campo das Hortas como bem cultural de interesse municipal, Adolfo Macedo alertou para a degradação do Fontanário da Rua Andrade Corvo, localizado também na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.
"É um monumento inventariado pelo sistema de monumentos arquitetónicos nacionais e está completamente ao abandono, bem como o espaço envolvente. É uma peça arquitetónica de valor inestimável completamente abandonada e é isso que nos choca", afirmou.
Os vereadores do PS sugeriram ainda que o Fontanário da Rua Andrade Corvo fosse também classificado como monumento de interesse municipal. Na resposta, o presidente da autarquia, Ricardo Rio, referiu que já existe um projecto para recuperar o jardim onde está inserido o fontanário, aguardando aval da Direcção Regional de Cultura do Norte, mas adiantou que não está prevista a classificação do monumento.