ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: PMM/RUM
Pedro Magalhães

Regional 11.10.2021 07H00

"Psicose ou depressão não são extravagâncias"

Escrito por Pedro Magalhães
Médico psiquiatra João Bessa diz que a depressão ou a psicose advêm de fatores de caráter "biológico, social e ambiental".
Excerto da entrevista de João Bessa à RUM

false / 0:00

Na opinião do médico psiquiatra do Hospital de Braga, João Bessa, ainda existe "estigma" em relação à saúde mental.


Em 'A Saúde tem Voz', programa emitido este domingo na RUM no âmbito do 'Dia Mundial da Saúde Mental', o especialista abordou a importância da saúde mental e, apesar de notar alguma evolução na compreensão das perturbações psíquicas, nota que ainda há "um estigma" que é preciso "combater".


"O desenvolvimento de uma depressão ou de uma psicose não é responsabilidade da pessoa, não é nenhuma extravagância", aponta, sinalizando que há fatores de caráter "biológico, social e ambiental" responsáveis pelo "sofrimento psíquico".


Para João Bessa, a depressão ou a psicose - patologias mais frequentes do foro psíquico - não são os únicos sinais para um acompanhamento psicológico permanente e explica que a procura de ajuda pode acontecer "em situações em que a pessoa não se sinta realizada, não se conheça a si própria ou não se consiga integrar no seio familiar ou social". O diagnóstico, alerta, pode ser feito "pela própria pessoa ou pelos outros".


Assinalando que o bem estar físico nunca pode ser "dissociado" do bem estar mental, o especialista aconselha uma "alimentação equilibrada", "padrões de sono regulares" e  uma "prática regular de exercício físico" para uma vida saudável plena.


Apesar das recomendações, o especialista lembra que há fatores gerais, de âmbito "social e financeiro" - como a "falta de oportunidades de emprego" ou as "dificuldades financeiras" - que "têm um impacto muito significativo na realização pessoal", enaltecendo que, "enquanto sociedade, é preciso criar as oportunidades que todos merecem".

Deixa-nos uma mensagem