Regional 23.10.2020 12H06
Queixas no Hospital de Braga quase duplicaram no espaço de um ano
Hospital de Braga diz que aumento de reclamações está relacionado com o "período bastante atípico provocado pela pandemia".
As queixas no Hospital de Braga dispararam no 1.º semestre de 2020. A unidade de saúde bracarense surge no segundo lugar das instituições hospitalares do país com mais reclamações. Antes, só mesmo o São João, no Porto, que contou, entre Junho e Janeiro, com 1.933 queixas.
Até Junho, o Hospital de Braga registou 1.530 reclamações. O número quase duplicou, comparativamente ao período homólogo de 2019. No ano passado, a unidade de saúde bracarense registou 786 queixas.
Os números constam no Relatório do 1.º semestre de 2020, da Entidade Reguladora da Saúde, divulgado esta quinta-feira.
O número de elogios à actividade do hospital também diminuiu, passando de 277, em 2019, para 55, em 2020.
Recorde-se que a gestão do Hospital de Braga passou de Parceria Público Privada a Entidade Pública Empresarial, em Setembro de 2019.
Contactado pela RUM, o Hospital de Braga fez saber que “os dados relativos às reclamações, não se encontram associados à mudança de gestão, mas sim a um período bastante atípico provocado pela pandemia que se vive”.
Na resposta, o hospital refere ainda que o primeiro semestre de 2020 “obrigou a uma reestruturação interna e a um conjunto de alterações que, de uma forma ou outra, tiveram um reflexo bastante impactante na vida dos utentes, nomeadamente a suspensão de visitas, a redução da actividade programada, a remarcação de consultas e cirurgias, a obrigação do cumprimento do distanciamento social”.
A unidade de saúde bracarense garante ainda que está “a analisar os temas que deram origem a estas reclamações pretendendo-se implementar processos de melhoria que levem a uma maior satisfação dos nossos utentes”.