Regional 10.01.2020 12H37
RC6 disponível para testar projecto que deixa os jovens dormir no quartel
Coronel José Freire considera projecto-piloto anunciado pelo Governo uma "excelente iniciativa" para atrair mais jovens para o serviço militar. Este ano, mais de 10 mil jovens vão participar no Dia da Defesa Nacional, em Braga.
O Regimento de Cavalaria (RC) n.º 6, em Braga, “está disponível” para avançar ainda este ano com o projecto-piloto que o ministro da Defesa Nacional anunciou esta semana, que permite aos jovens pernoitar, até uma semana, nos quartéis portugueses.A ideia surgiu depois de um inquérito ter revelado que 57% dos jovens que participaram no Dia da Defesa Nacional gostariam de passar uma semana numa unidade militar.
O coronel José Freire considera “perfeitamente exequível” testá-lo ainda este ano, “pelo menos no RC6”. A iniciativa, diz, poderá ser uma atractivo para os jovens ingressarem nas Forças Armadas. “Acredito que os jovens quanto mais conhecimento têm da realidade e missão das Forças Armadas mais entusiasmados ficam com a ideia de virem a ingressar. Nem que fossem dois dias, permitiria aos jovens pensarem com mais atenção e cuidado na possibilidade de se voluntariarem para servir Portugal”, apontou.
O responsável considera o projecto “uma excelente iniciativa”, que permite aos jovens aprofundarem conhecimentos sobre a Defesa Nacional, sendo esta, segundo o coronel, uma vontade dos cidadãos que participam no Dia da Defesa Nacional.
“Dar-nos-ia a possibilidade de fazê-los contactar com outras experiências, não só ao nível de material, mas de treino físico, actividades de formção em termos técnicos, daquilo que é o dia-a-dia dos soldados em unidades operacionais”, detalhou.
Mais de 10 mil jovens vão participar no Dia da Defesa Nacional em Braga
Em 2020, mais de 10 mil jovens de três distritos vão participar no Dia da Defesa Nacional, em Braga. A 1.ª fase já arrancou e termina a 3 de Abril, contabilizando-se até aí a participação de 8936 cidadãos. A 2.ª fase arranca em Novembro, de 11 a 27, e serão chamados a participar mais jovens. No total, em 2020 vão participar no Dia da Defesa Nacional, em Braga, 10 929 jovens, de Braga, Porto e Viana do Castelo, provenientes de 17 concelhos.
Em 2019, revela o coronel, o feedback de quem participou foi “muito positivo”.
“Os dados que recebemos são muito entusiasmantes, porque os jovens assumem que ficam melhor conhecedores da missão das Forças Armadas e da Defesa Nacional, que envolver GNR, Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e o Serviço de Intervenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências”. O Dia da Defesa Nacional divide-se em dois momentos: “de manhã, os jovens estão focados nas actividades e formação das Forças Armadas; à tarde estão dedicados a estes parceiros”.